Transporte coletivo terá reajuste a partir de segunda em Jaguariaíva

26/03/2016 05:440 comments

Jaguariaíva – A Prefeitura divulgou que, depois de dois anos sem repassar o aumento de custos ao usuário, a Viação Jóia, empresa responsável pelo transporte coletivo urbano e do Distrito Industrial, fará um reajuste neste mês nas passagens. As novas tarifas, de R$2,50 (urbano) e de R$3,20 (área industrial) passam a vigorar a partir desta segunda-feira, 14 de março.

A proposta inicial da empresa era de reajustar em 40% o valor das passagens, devido ao acréscimo das despesas de manutenção do serviço, como por exemplo, o desgaste da frota, reposição salarial dos funcionários e o aumento no preço do diesel, reajustado mais de 10 vezes nos últimos 21 meses.

Como resultado de negociação entre a prefeitura e empresa, o reajuste autorizado foi de 17,11% na área industrial, índice relativo aos 21 meses sem reposição. Já na área urbana a prefeitura conseguiu que o repasse ao passageiro fosse menor que o da inflação, ficando em 14%.

Outra mudança que deve ocorrer entre o final e o início do próximo ano é a abertura de concorrência pública para novo contrato de prestação de serviço na área de transporte público coletivo. O contrato vigente com a empresa Viação Joia vence em dezembro, por isso está em andamento elaboração de novo edital de licitação.

O edital de concorrência pública, segundo a Procuradoria Geral do Município, teve de ser retificado duas vezes, com o objetivo de atender a algumas adequações solicitadas pelo Ministério Público do Estado do Paraná.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguariaíva