Colégios Cera, Anchieta, Canet e Nilo Peçanha são ocupados por alunos

18/10/2016 15:460 comments

Jaguariaíva – Nesta segunda-feira, 17, os colégios estaduais Rodrigues Alves (Cera), Padre José Anchieta, Anita Canet e Nilo Peçanha foram ocupados por estudantes. Já na manhã desta terça-feira, 18, foi a vez dos alunos do Colégio Olavo Bilac. Com isso, as cinco escolas estaduais de Jaguariaíva estão ocupadas pelos alunos que protestam contra a reforma proposta pelo novo Governo Federal de Michel Temer.

img_20161018_111336191_hdr1

Alunos ocupam o CERA desde esta segunda-feira, 17.

Em todo o Paraná, já são mais de 600 instituições de ensino tomadas pelos estudantes. Em Jaguariaíva, a ocupação dos colégios Anchieta, Anita Canet e Nilo Peçanha começaram logo pela manhã de segunda. Já o Cera foi tomado pelos alunos no início da tarde. Nesta noite, os alunos dormiram na instituição com a responsabilidade de um adulto e com a autorização dos pais, requisito imprescindível para a permanência nas escolas.

Uma das líderes do movimento no Cera, a estudante secundarista Gabriele Carolina da Silva, afirmou que a ocupação é por tempo indeterminado. “Nós somos contra a reforma deste novo Governo e queremos unir nossas vozes em prol do futuro da nossa Educação” disse a aluna. Os estudantes reivindicam a revisão na proposta de turno integral, principalmente  para os estudantes do período noturno e protestam contra a exclusão de disciplinas obrigatórias e contra a o teto do limite de gastos em Educação e Saúde.

Ocupação em Arapoti

O Colégio Estadual Rui Barbosa foi ocupado pelos alunos na manhã de segunda-feira. Já nesta terça-feira, o Colégio Estadual João Paulo II também foi tomado pelos estudantes. Segundo o presidente do Conselho Tutelar de Arapoti, Romanti Moreira, a ação com a presença de menores está dentro da legalidade. “Os adolescentes são livres para ir e vir e tendo a autorização dos pais eles podem permanecer nas instituições de ensino” falou.

img_20161018_1101435931