Câmara realiza primeira Sessão com votação eletrônica

27/02/2018 16:060 comments

Arapoti – A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira, 26, a primeira Sessão 100% Digital, com a implantação de votação eletrônica e painel de informações legislativas. Essas novas ferramentas digitais irão auxiliar na votação das matérias colocadas em pauta durante a reunião e dar maior transparência e agilidade aos trabalhos legislativos.

Cada vereador recebeu um tablet para confirmar presença durante as reuniões, realizar votações e acessar todos os documentos em pauta. Antes da reunião desta segunda-feira, os vereadores receberam um treinamento da empresa SoftCam, responsável pela implantação do sistema. Por meio de um novo sistema digital, com senhas individuais, será possível fazer indicações, requerimentos, incluir ou alterar dados, acessar pautas, atas e projetos de lei.

A inovação também é resultado da Resolução, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), que estabelece a separação e a Coleta Seletiva Solidária dos resíduos recicláveis descartados pela Instituição, e que incentiva ações ecoeficientes no setor público. O Presidente da Câmara, Lelo Ulrich (PSD) salientou que nenhum vereador poderá levar o tablet para casa. Os equipamentos serão de uso exclusivo para votações e análise das matérias.

A tecnologia substitui as mais de 300 folhas de papel impressas em média por Sessão. Se calcularmos o gasto com cerca de 60 reuniões realizadas por ano, a medida gera uma economia de quase 20 mil folhas de papel, tôner e energia elétrica. Para os cofres públicos, a inovação representa poupar mais de seis mil reais ao ano; para o meio ambiente, é diminuir o desperdício de matéria-prima e a produção de resíduos sólidos. É mais economia, sustentabilidade e transparência para o Legislativo Municipal.

O público que comparecer às Sessões no Plenário poderá acompanhar o texto ou apresentações multimídia das matérias e o resultado das votações em tempo real, tudo através do painel de informações legislativas, projetado em telão. “O objetivo é tornar o trabalho da Câmara cada vez mais acessível ao público, trazendo mais modernidade e agilidade para as votações. Essa é a continuidade de um pacote de medidas que buscam acompanhar as novas tecnologias proporcionando transparência e diálogo entre a Câmara e o cidadão, sem esquecer a responsabilidade ambiental”, explicou o Presidente da Casa.

A Câmara também buscou apoio da Prefeitura Municipal para que todos os documentos trocados entre os Poderes sejam protocolados e assinados digitalmente, evitando o gasto desnecessário de papel. Prontamente, a prefeita Nerilda Penna (PP) adotou a ideia, o que tornará o processo mais rápido e dinâmico.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Arapoti