Cida destaca importância dos vereadores para o desenvolvimento local

29/06/2018 09:200 comments

A governadora Cida Borghetti participou nesta quinta-feira (28) do 4º Congresso Interestadual de União e Fortalecimento da Vereança, evento promovido pela União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar) e destacou a importância do fortalecimento do legislativo municipal para o desenvolvimento dos municípios.

“Os vereadores e vereadoras são a porta de entrada das reivindicações da sociedade paranaense”, disse a governadora. Cida reafirmou o perfil municipalista da gestão estadual, ressaltando o grande volume de recursos que as prefeituras estão recebendo para obras urbanas. Ela lembrou que nos últimos meses foram assinados 968 convênios com 307 municípios.

Durante o congresso, os vereadores conheceram o Paranainterativo, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e o Serviço Social Autônomo Paranacidade, que dá acesso a dados e indicadores dos 399 municípios do Paraná, através da Internet, utilizando um Sistema de Informações Geográficas.

A ferramenta foi apresentada aos participantes do congresso pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros. Ele explicou que o sistema será muito útil aos vereadores, já que eles apresentam projetos de lei para atender as necessidades da população que representam, além de a prefeitura ter projetos que precisam ser aprovados na Câmara de Vereadores.

Governadora Cida Borghetti participa do lançamento do Programa de Valorização dos Legislativos Municipais. Foto: Orlando Kissner/ANPr

PLANEJAMENTO – “O Paranainterativo é fundamental para o planejamento urbano porque permite ao vereador acessar todos os dados para embasar os argumentos e os números que possam justificar as ações que eles estão propondo em projeto de lei – ou aquilo que está sendo aprovado das propostas da prefeitura”, afirmou o secretário.

Para Júlio César Makuch, vereador de Prudentópolis e presidente da Uvepar, as iniciativas do governo fazem parte de uma nova postura administrativa e legislativa. “Vereador bem informado é sociedade bem representada. A sociedade quer mais eficiência e transparência em gestão – e menos política”, disse.

Rosimeri Chiquim, presidente da Câmara de Vereadores de Colorado, concorda e agradece. “A acessibilidade que este governo está dando aos legisladores merece elogios. Muitas vezes o dinheiro público é mal aplicado porque, por exemplo, às vezes é construída uma escola onde seria mais importante um posto de saúde. Esse programa, com todos esses dados, nos mostra a necessidade de cada bairro, a realidade de cada cidade. É um presente para nós, vereadores, que somos fiscalizadores, e para a povo paranaense”.

Mas não são apenas os prefeitos e vereadores que podem ter acesso aos dados. Pelo endereço eletrônico paranainterativo.pr.gov.br/ eles podem ser acessados por toda a sociedade. No caso dos gestores e técnicos das administrações públicas, mediante senha eles podem acessar a janela de Planejamento e Gestão, que disponibiliza rotinas de geoprocessamento para elaborar análises temáticas em suas áreas de atuação.