Palmeiras vence Cruzeiro e chega à liderança do Brasileirão

01/10/2018 09:570 comments

O Palmeiras recebeu o Cruzeiro no Pacaembu pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, na manhã deste domingo (30). Com gols de Lucas Lima e Hyoran, no primeiro tempo, e de Gustavo Gómez, na etapa derradeira, o Alviverde saiu vitorioso pelo placar de 3 a 1, somando mais três importantes pontos.

Com o resultado, o Alviverde foi a 53 pontos na tabela de classificação do Brasileirão e, neste momento, lidera o campeonato. Vale lembrar, no entanto, que a permanência desta posição que ocupa atualmente depende ainda dos jogos de São Paulo e Internacional, que jogam às 16h, contra o Botafogo e o Vitória, respectivamente.

O Palmeiras vem embalado no Campeonato Brasileiro e, contra o Cruzeiro, chegou a 12 partidas seguidas sem derrota no Nacional. A série invicta contempla nove vitórias (Paraná Clube, Vasco da Gama, Vitória, Botafogo, Chapecoense, Atlético-PR, Corinthians, Sport e, agora, Cruzeiro) e três empates (América-MG, Internacional e Bahia). A última vez que o time ficou invicto por tantos jogos na competição foi em 2016, ano em que se sagrou campeão brasileiro: à época, a série invencível foi de 15 duelos.

Autor do primeiro gol palmeirense na vitória, Lucas Lima segue como o jogador palmeirense que mais atuou neste Campeonato Brasileiro, agora com 24 partidas e chegou a cinco tentos no torneio nacional. Já o meio-campista Hyoran, autor do segundo gol palmeirense, balançou as redes adversárias pela terceira vez no Brasileiro, chegando a oito gols na temporada de 2018. Enquanto isso, o zagueiro Gustavo Gómez, que fechou a contagem marcando o terceiro do Verdão, de pênalti, fez seu 9º jogo pelo clube e nunca perdeu. Este foi o primeiro tento do zagueiro paraguaio que pertence ao Milan-ITA e está no Alviverde por empréstimo.

O duelo registrou ainda alguns feitos individuais. O atacante Deyverson e o lateral-direito Mayke chegaram ao 50º jogo com a camisa do Palmeiras. O camisa 16 possui 26 vitórias, 12 empates e 12 reveses, além de 12 gols marcados, enquanto o dono da camisa 12 possui 34 triunfos, seis empates e dez derrotas pelo Verdão, e um tento assinalado.

Dudu também merece destaque na partida. O jogador participou dos dois primeiros gols do time: o primeiro, em uma cobrança de escanteio que foi desviada e, depois, culminaria em um golaço de Lucas Lima. O camisa 7 ainda concedeu uma assistência para o segundo gol do Verdão, marcado por Hyoran, de cabeça. Vale lembrar que Dudu, isolado, o maior garçom do Campeonato Brasileiro 2018, com sete passes a gol, e também do grupo palmeirense na temporada, deixando seus companheiros cara a cara com o goleiro para marcar 12 vezes (considerando todas as competições).

Vale lembrar ainda que Dudu é o maior artilheiro do Verdão em Campeonatos Brasileiros na era dos pontos corridos: ele acumula 51 gols pelo Palmeiras desde que chegou ao clube, em 2015, sendo que, destes, 29 foram apenas no torneio nacional. Com isso, o Baixinho ocupa o posto de maior artilheiro do Palmeiras na história da competição disputada no sistema de pontos corridos (desde 2003).

Não se pode deixar de citar também o atacante Willian Bigode. O dono da camisa 29 foi fundamental para que o Palmeiras matasse o jogo. Foi dos pés dele que nasceu o pênalti que depois seria convertido por Gustavo Gómez, em uma jogada pela linha de fundo, fazendo com que o Alviverde chegasse ao placar final de 3 a 1.

Willian, aliás, após atuar contra o Cruzeiro neste domingo, ampliou seu número de jogos e segue liderando o posto dentre os jogadores do grupo palmeirense com mais partidas neste ano: são 56 duelos até aqui. Vale lembrar que o camisa 29 é o principal artilheiro do time no torneio nacional, com nove bolas na rede.

Apenas nesta temporada, o Verdão já atuou no Pacaembu em seis ocasiões (já contando o duelo de hoje): foram quatro vitórias, um empate e uma derrota, com cinco gols marcados contra três sofridos. Os adversários enfrentados no local neste ano foram o Santos (três vezes), o Internacional e o Bahia. Vale lembrar ainda que o Pacaembu foi palco da classificação do Alviverde para as quartas de final da Copa do Brasil, diante do Peixe, em disputa por penais, com gol marcado por Alejandro Guerra.

Além disso, o Palmeiras melhorou ainda mais seu ótimo retrospecto em jogos matinais. Desde 2015, ano que ficou marcado pelo retorno dos jogos disputados no período da manhã, o Alviverde atuou por 11 vezes em jogos das 11h, com oito vitórias e três reveses (24 gols marcados contra oito sofridos). Em 2018, esta é a terceira vez que o fato se repete. Os outros dois duelos disputados às 11h neste ano foram aqueles contra a Liga Alajuelense-CRC, por 6 a 0, amistoso, e o Paraná Clube, por 3 a 0, pelo Brasileiro. Ou seja: 100% de aproveitamento.

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (03/10) para receber o Colo-Colo-CHI, no Allianz Parque, às 21h45, pelo jogo de volta das quartas de final da Conmebol Libertadores (o Verdão ganhou o jogo de ida por 2 a 0). Pelo Brasileirão, o próximo adversário do Verdão será o São Paulo, no Morumbi, em 06/10 (sábado), às 18h, pela 28ª rodada do certame.