” A União Faz a Vida” reinicia ano letivo com formação de quase 200 professores

08/02/2019 08:210 comments

Arapoti – Aconteceu nesta última quarta-feira, 06, a primeira etapa da formação para os professores da Educação Infantil do Programa “A União Faz a Vida” e de uma nova turma do Ensino Fundamental dentro da mesma metodologia. Ao todo foram 198 participantes, dos quais 102 estiveram no Centro Estudantil e 96 no auditório da Sede Regional do Sicredi.

O programa é uma iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, tendo como objetivo promover valores de cooperação e cidadania na educação. A metodologia do projeto busca envolver alunos, professores gestores e comunidade escolar.

A Secretária Municipal de Educação, Rosi Rogenski, enalteceu a parceria com a cooperativa e aproveitou para parabenizar todos os professores que assumiram esse desafio no ano passado que resultou no desenvolvimento de 53 projetos. “Foi um ótimo trabalho junto aos alunos, que também merecem todas as congratulações por sua dedicação e pelo resultado alcançado. Esse ano nossa expectativa é aumentar ainda mais essa dedicação, pois sabemos que o resultado é surpreendente” conclui Rosi.

“O papel da Sicredi é o de fomentador. O programa só funciona se todos nós estivermos trabalhando juntos e os professores são os protagonistas desta história”,disse o presidente da Sicredi Novos Horizontes PR/SP, Luciano Dias Carneiro Kluppel. Ele lembrou que o programa foi lançado no ano passado em  Arapoti e que o número de projetos superou as expectativas, o que reforça o comprometimento e dedicação de todos os envolvidos.

O “A União Faz a Vida” é o principal programa social da Sicredi e propõe um novo jeito de ensinar, por meio do qual o aluno é protagonista e não um mero receptador de informação. Ele começa a aprender e a contribuir com a construção do conhecimento, com o planejamento do que irá estudar. O educador (professor), por sua vez, passa a ser o orientador e não mais o fazedor. Trata-se de uma metodologia de ensino criada por mestres e doutores da área da Educação para ajudar na formação de cidadãos cooperativos.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)