Câmara de Arapoti aprova projeto semelhante ao “Feira Verde” de Jaguariaíva

03/10/2019 15:520 comments

Arapoti – A Câmara Municipal votou e aprovou em 2° turno na noite desta quarta-feira, 02, o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Programa Social ‘Feira Verde’. A proposta é criar campanhas no município para troca de material reciclável, como papel, papelão, vidro, sucata, entre outros por alimentos do hortifrutigranjeiros. Uma emenda do vereador Ricardo Rodrigues Pedroso (CID) incluiu na lei que além de frutas e verduras ou passes para uso no transporte coletivo municipal, a troca também poderá ser feita por mel e derivados.

Foto: Divulgação/Câmara Arapoti

O Projeto de autoria do Executivo visa conscientizar sobre a separação e reciclagem de resíduos sólidos, preservação do meio ambiente, combater a fome e a pobreza, incentivar o consumo de alimentos saudáveis e fomentar a agricultura familiar. “O programa tem sido proposto e implantado em diversos municípios país afora e vêm sendo sucesso onde a sua implantação ocorreu de forma objetiva”, justifica a Prefeita Municipal, Nerilda Penna (PP) no texto do projeto. Jaguariaíva implantou o projeto no início deste ano.

Indicação

Em março deste ano, os vereadores Divair da Silva (PV) e Jean Klichowski (MDB) apresentaram indicação sugerindo a implantação do programa em Arapoti. Na época os vereadores sugeriram que a Prefeitura realizasse um estudo para implantar a troca de lixo reciclável por frutas, legumes e verduras, como já acontecia em outros municípios como Curitiba, Ponta Grossa, Santo André, Amparo, e na vizinha Jaguariaíva.

“A proposta é uma forma de incentivar as pessoas a desenvolverem a consciência da necessidade de separação e destino correto de materiais recicláveis. É benefício para o meio ambiente e para a população, que recebe alimentos em troca”, justificaram os autores da proposta.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Arapoti