Feira de café no Norte Pioneiro conta com estande da CAPAL

03/10/2019 15:590 comments

Arapoti – Representantes da CAPAL estão presentes na 12ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), no município de Jacarezinho. A cooperativa está com um estande no evento, que vai até esta sexta-feira, 4 de outubro, para apresentação das marcas próprias do grão, Robusto e Jucafé.

Da esquerda para a direita: José Ryoti (agrônomo da CAPAL), Claudinei Vieira (gerente das unidades da Capal), Norberto Ortigara (secretário de Agricultura do Paraná), Mário Ferri (supervisor da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) e Fernando Vieira (chefe Núcleo Regional da Secretaria). Foto: Divulgação/PG1

Os visitantes da feira poderão degustar e conhecer ainda mais as marcas, o que destaca a cooperativa como responsável por todo o processo do grão – plantio, beneficiamento e comercialização. Atualmente, são mais de 250 cafeicultores cooperados nos Estados do Paraná e de São Paulo, com área plantada de 5.040 hectares.

Em julho deste ano, a CAPAL assumiu o controle das cafeeiras São Carlos e Benetti Coffee, com matriz no município de Pinhalão (PR). A produção média dessas unidades é de 150 mil sacas por ano, mas a expectativa é chegar a 250 mil.

As cafeeiras fazem a torrefação de 432 mil quilos do grão por ano. A expectativa da CAPAL é, em um primeiro momento, saltar para 800 mil quilos/ano e, depois, 1,8 milhão de quilos.

Na safra 2018/2019, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), o Estado produziu 57 mil toneladas de café em 37,6 mil hectares, com o Norte Pioneiro sendo o principal expoente.

PG1 – Assessoria de Imprensa da Capal