CASMI de Jaguariaíva comemora 38 anos de sua fundação

28/11/2019 11:020 comments

Jaguariaíva – No dia 7 de novembro de 1981 era fundado o Centro de Assistência Social Maria Imaculada (CASMI). Sua criação aconteceu através de uma assembleia geral, por um conselho paroquial ligado à comunidade da Paróquia de São Francisco de Assis, com o intuito de atender à população carente do município.

Seu objetivo principal é contribuir para que crianças, jovens e demais beneficiários possam adquirir valores sadios de socialização, entrosamento, convivência e fortalecimento de vínculos, em ambiente propício, agradável e salutar.

CASMI foi fundado em 1981. Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaguariaíva

O CASMI é uma instituição filantrópica, destinada exclusivamente a prestar assistência social, através de ações voluntárias voltadas ao bem comum, conforme disposto em seu estatuto. Dessa forma, não distribui lucro ou bonificação aos seus dirigentes e contribuintes, sendo os cargos de direção não remunerados.

Segundo a coordenadora da entidade, Simone Leite Cunha, “o CASMI presta atendimento às necessidade sociais da comunidade em geral, dando continuidade aos projetos já existentes com igualdade de direitos no acesso, respeitando a dignidade do cidadão e com a divulgação ampla e clara dos serviços, programas e projetos socioassistenciais”.

Atualmente oferta à comunidade os cursos de violão, pintura em tecido, artesanato, informática, inclusão digital, capoeira e corte e costura.

Diversas atividades, inclusive esportivas, são desenvolvidas pela entidade. Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaguariaíva

“O CASMI é uma entidade parceira da prefeitura de Jaguariaíva que, através de convênio de metas, onde são repassados à entidade em média R$ 9 mil, oferta serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças na faixa etária de 6 a 15 anos, que participam de várias oficinas ofertadas dentro dainstituição”, afirma o diretor de Proteção Básica, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), Welington Vitorio Fitz.

Welington também lembra que, até o ano de 2017, a entidade cedia para a administração municipal um espaço anexo para o funcionamento do CRAS Pedrinha, que ainda não possuía a sede própria.

O CASMI é composto por uma Diretoria Executiva e um Conselho Consultivo Fiscal. Recentemente tomou posse a nova diretoria para a gestão 2019/2020, sendo os componentes: como diretor espiritual, PeMaycon, do Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria; presidente, Deyvid Azevedo Galvão; vice-presidente, Marlene Zelazowski Pereira; primeira secretária, Maria de Lourdes Quintiliano; segunda secretária, Fatima Cristina Lodi; primeira tesoureira, Emídia Alice da Silva; segunda tesoureira, Romilda Bronguel Vaz; e diretora social, Florinha Aparecida Puquevis.

O CASMI tem como objetivo contribuir para que crianças, jovens e demais beneficiários possam adquirir valores sadios de socialização. Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaguariaíva

No Conselho Consultivo Fiscal os titulares são Silmara de Fatima da Silva Pivovar, Claudia Mara Oliveira Taques, Laura de Fátima Washington Zanin, Maria Aparecida Gurgel Teixeira e Patrícia Silvana Peres Galvão. Como suplentes, Maria Lucinda Amaral de Morais, João Francisco de Moura, Priscila Canavarro Mendes, Rafael Gustavo Pomim Lopes e Paulo Puquevis.

O CASMI está situado na Rua André Jhonson, s/nº, Bairro Pedrinha, ou através do telefone (43) 3535-5844.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguariaíva