Sicredi promove mostra pedagógica do Programa A União Faz a Vida em Arapoti

30/11/2019 13:570 comments

Arapoti – No dia 29 de novembro, a Sicredi Novos Horizontes PR/SP realizou o evento de encerramento dos projetos desenvolvidos por meio do Programa A União Faz a Vida (PUFV) em 11 escolas municipais e CMEIs de Arapoti (PR). A atividade foi realizada no ginásio de esportes Otacílio de Souza e contou com a presença de centenas de pessoas, entre professores, coordenadores, autoridades e colaboradores.

Neuri Saggin, Luciano Kluppel e Adilson Fuga, diretor, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Sicredi Novos Horizontes. Foto: Divulgação

Principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, o PUFV atua na educação integral de crianças e adolescentes, ajudando a despertar a essência do cooperativismo e contribuindo para formar uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora. Em Arapoti, foram desenvolvidos 79 projetos envolvendo 89 professores e mais de 2,9 mil alunos.

“O Programa A União Faz a Vida gera transformação nas comunidades onde atuamos por meio da educação de qualidade. Ao enxergar o mundo com curiosidade, por meio das Expedições Investigativas, os alunos compreendem que é possível buscar o conhecimento e fazer a diferença na sociedade”, comenta o presidente da Sicredi Novos Horizontes PR/SP, Luciano Dias Carneiro Kluppel.

O programa abrangeu mais de 2,9 mil alunos da rede pública de ensino. Foto: Divulgação

 Metodologia ativa

Em sala de aula, tudo começa com uma pergunta formulada pelos alunos com auxílio dos professores. Com as questões em mente, os alunos saem da sala de aula para realizar a expedição investigativa. É hora de observar, conhecer pessoas, interagir e promover a troca de experiências. Como esse método exploratório são desenvolvidos projetos integrados com as disciplinas escolares, despertando nos estudantes um olhar colaborativo para a realidade. O sucesso do projeto está aliado ao engajamento de vários atores, como educadores, alunos e gestores das escolas envolvidas.