Arapoti tem confirmado primeiro caso de Zika Vírus | Folha Paranaense
Arapoti tem confirmado primeiro caso de Zika Vírus
01/04/2016 às 13:29

zikaArapoti – A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgou nesta semana boletim informativo sobre os casos de Dengue, Chikungunya e Zika no Paraná. A cidade de Arapoti registrou, neste último relatório, o primeiro caso de Zika. Porém, segundo a SESA, o caso não é autóctone, ou seja, não foi contraído no próprio município, e sim importado de outra localidade.

Outra cidade da região que também teve um caso de Zika Vírus confirmado, foi o município de Piraí do Sul. Assim como Arapoti, o paciente foi infectado fora do município. Em relação à Dengue, Arapoti registra neste ano, um caso confirmado da doença, também importado. Já as notificação de casos suspeitos de Dengue, conforme boletim da Secretaria, aponta para 38 relatos, mas destes, 33 já foram descartados.

Jaguariaíva

Em Jaguariaíva ainda não foram constatados casos de Zika, mas a cidade já tem uma caso confirmado de Dengue, porém, não autóctone. A Secretaria informou que foram notificados 52 casos suspeitos, mas que 33 já foram descartados. O maior número de casos de Dengue na microrregião foi registrado na cidade de Sengés, onde já foram confirmados cinco pessoas com a doença. Todos, porém, casos importados.

Paraná

Desde agosto de 2015, 31 mortes por Dengue já foram registradas em todo o Estado. Cerca de 70% das vítimas possuía algum tipo de comorbidade, ou seja, doenças pré-existentes que podem ter contribuído para a evolução do quadro clínico. Quanto ao Zika Vírus, o número da casos no Paraná passou de 190 para 200. Já a Febre Chikungunya tem 41 casos confirmados no Estado.

 

Deixe seu comentário