quarta-feira, agosto 4, 2021
Início Categoria Museu Conde Francisco Matarazzo lança duas novas exposições em abril

Museu Conde Francisco Matarazzo lança duas novas exposições em abril

DSC00838O Museu Histórico Municipal Conde Francisco Matarazzo organiza a partir de terça-feira (12), em comemoração aos 80 anos de criação da Associação Atlética Matarazzo (AAM), uma exposição composta por dezenas de fotografias e documentos deste significativo período da história do esporte jaguariaivense. Outra mostra programada para este mês é a “Segredos da Beleza: uma viagem no tempo através dos acessórios”.

Fundada em 12 de abril de 1936 por um grupo de funcionários do Frigorífico Matarazzo, a AAM foi criada com o objetivo de reunir empregados e familiares para momentos de confraternização e lazer. Sua estrutura contava com uma sede social onde eram realizados bailes, um campo de futebol, uma quadra de futebol de salão e uma de basquete e, posteriormente, foi construída uma sauna e uma piscina em tamanho olímpico.

Em datas festivas, como o dia 1º de maio, Dia do Trabalho, por exemplo, a empresa realizava atividades esportivas como futebol, ciclismo, atletismo, corrida do saco, corrida do ovo, natação, entre outras. Comunidade e funcionários que saíam vitoriosos das competições recebiam troféus e/ou medalhas. Atualmente toda estrutura atlética da associação, pertence ao Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores Públicos Municipais (IPASPMJ) e recebeu a denominação de Estádio Municipal “Ramon Delgado Filho”, homenageando um dos jogadores da AAM.

A exposição “Segredos da Beleza: uma viagem no tempo através dos acessórios”, ocorrerá em parceria com o Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ela integra a 14ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAN). Caixas de pó-de-arroz, pente alisador e enrolador de cabelos, cigarreiras com espelho, cartolas, barbeadores e frascos de perfume, entre outras peças estarão nessa exposição. Com ela o visitante fará uma ‘viagem ao passado’ e terá noção de quanto a preocupação com a aparência sempre acompanhou a humanidade, desde os primeiros tempos.

Serviço – Para atender o público que tenha interesse em visitar ambas exposições com acompanhamento de monitores, o museu coloca-se à disposição para agendamento por meio do telefone (43) 3535-4226 ou pelo e-mail cultura@jaguariaiva.pr.gov.br. A mostra sobre os 80 anos da Associação Atlética Matarazzo ficará aberta até dia 18 de outubro. Programada para iniciar no dia 19 de abril, a exposição sobre os segredos da beleza encerra em 28 de outubro. O Museu Histórico Municipal Conde Francisco Matarazzo está localizado na Rodovia PR-151, Km 213. As visitas são gratuitas, de terça a sexta, das 9h30 às 12h, e das 13h30 às 16h30.

e-max.it: your social media marketing partner
- Advertisment -
- Advertisment - Tersane