Na tarde deste domingo (01/05), pelo primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, o Vasco venceu o Botafogo por 1 a 0, com gol de Jorge Henrique, de cabeça, no segundo tempo. Com o resultado, o Gigante da Colina está a um empate de conquistar o bicampeonato carioca. O jogo decisivo entre as equipes acontecerá no próximo domingo (08/05), às 16h, também no Maracanã.
Com um clima de festa no retorno ao Maracanã, as torcidas promoveram um verdadeiro espetáculo durante os 90 minutos. A primeira etapa foi de maior aproveitamento do Botafogo. A equipe de General Severiano teve mais posse de bola, mas pecou nas finalizações. Já o Vasco apostou nos contra-ataques, mas não conseguiu envolver o adversário em nenhuma oportunidade.
A pressão aumentou e o Vasco abriu o placar aos 15 minutos com Jorge Henrique. Nenê recebeu boa bola pela direita e conseguiu cruzar a bola na medida para a área. O atacante se antecipou ao goleiro Jefferson e tocou de cabeça para o fundo da rede. Após o gol, os times começaram a mexer. Sassá, que entrou pelo lado do alvinegro, foi expulso com pouco tempo de jogo, após falta violenta em Jorge Henrique.
Mesmo com um jogador a menos, o Botafogo se lançou ao ataque e quase empatou a partida. Aos 34 minutos, Diego deixou Bruno Silva na cara do gol. O jogador tentou tirar de Martín Silva, mas acabou isolando. Quatro minutos depois, foi a vez de Ribamar ficar cara a cara com o uruguaio. O camisa 1 do Gigante da Colina mais uma vez mostrou o porquê é chamado de Paredão e defendeu um chute a queima roupa, salvando o Cruzmaltino de levar o empate. Final: Vasco 1×0 Botafogo.