terça-feira, janeiro 26, 2021
Início Notícias Regionais Tocha Olímpica passará pelos Campos Gerais em Julho

Tocha Olímpica passará pelos Campos Gerais em Julho

 Foto: Andre Borges/Agência Brasília - Fotos Públicas A presidente da República, Dilma Rousseff, acende a tocha olímpica.
Foto: Andre Borges/Agência Brasília – Fotos Públicas

Jaguariaíva – Na manhã desta terça-feira, 03 de maio, a Tocha Olímpica chegou ao Brasil. Partindo do Distrito Federal ela percorrerá todo o país até o dia da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Ela passará por aproximadamente 300 cidades do Brasil, entre elas Ponta Grossa e Castro, nos Campos Gerais, respectivamente nos dias 15 e 16 de julho. De Castro, a tocha será levada a Itararé, no Estado de São Paulo e na sequência para Itapeva.

Um processo seletivo elegeu a maior parte dos 12 mil condutores que terão a oportunidade de levar a tocha por cerca de 200 metros nas ruas de 300 cidades brasileiras. Outros 200 municípios apenas assistirão à passagem da comitiva, mas a estimativa oficial é de que 90% dos brasileiros acompanhem o evento. A abertura dos Jogos do Rio acontecerá no dia 05 de agosto no Estádio do Maracanã.

Acendimento da Chama Olímpica

A chama foi acesa no dia 21 de abril, em frente ao Templo de Hera, localizado na cidade grega de Olímpia, a partir dos raios solares, seguindo um tradicional rito que faz uso de uma espécie de espelho côncavo chamado skaphia. A cerimônia contou com a participação de 11 mulheres caracterizadas, representando o papel de sacerdotisas. Após percorrer algumas cidades gregas – entre elas a capital Atenas – a Chama Olímpica seguiu até Genebra, na Suíça, para uma cerimônia na ONU, seguindo então para o Museu Olímpico, localizado em Lausanne, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional.

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane