Grupo organizado invade casas “abandonadas” do Sub-50 na Vila Santo Antônio | Folha Paranaense
Grupo organizado invade casas “abandonadas” do Sub-50 na Vila Santo Antônio
04/06/2016 às 17:38
IMG_20160604_122342857

Famílias invadiram as casas nesta manhã de sábado, 04.

Arapoti – Na manhã deste sábado, 04, um grupo de famílias invadiu as 28 casas do Sub-50 localizadas na Vila Santo Antônio. As residências do programa de habitação da Cohapar do Governo do Paraná estavam praticamente finalizadas há quase três anos, segundo informações dos próprios mutuários contemplados, faltando apenas o acabamento para serem entregues aos moradores.

O problema é que com a demora na finalização, as casas passaram a ser vítimas de vândalos que frequentavam o local para o consumo de entorpecentes e a prática de relações sexuais. Um grupo de famílias, ao se deparar com a situação de abandono, organizadamente, decidiu ocupar as casas neste sábado. Porém, a grande maioria dos ocupantes, não é proprietária das casas. Após saberem da invasão, alguns mutuários se dirigiram à vila, tornando tensa a situação no local. A Polícia chegou a ser acionada.

Uma das líderes do movimento afirmou que já havia feito inscrições na Secretaria de Ação Social do Município, mas que até o momento ainda não foi contemplada. “Eu divulguei a situação das casas nas redes sociais e muita gente ficou indignada com a deterioração delas por diversos vândalos. Então quem realmente queria e precisava decidiu entrar nas casas” afirmou. As residências estão sem janelas, com portas sem chave, sem vasos sanitários, sem energia elétrica, enfim, estão somente com a estrutura finalizada.

Outra integrante do grupo que ocupou as casas afirmou que a situação de descaso das autoridades foi o que motivou a ação destas famílias. “Isso nos causa revolta. As casas todas abandonadas, sendo depredadas por marginais e usuários de drogas. Todo o material que tinha, como vaso sanitário, foi roubado. Tanta gente precisando de casa e nos deparamos com esse descaso. Tomamos essa atitude porque precisamos. Se quem foi contemplado precisasse, tomaria a casa assim mesmo e arrumaria. Já que a prefeitura não entregou as casas, a gente resolveu entrar, arrumar e morar para ter um lar para nós e nossos filhos” falou.

Eu estou junto neste movimento por necessidade. Porque o aluguel não está barato e também porque os vândalos estão acabando com as casas. Então já que os contemplados não quiseram, resolvemos entrar” comentou outra ocupante. O Chefe de Gabinete da Prefeitura, Edilson Corsini, afirmou que o Município não tem competência para acabar as casas, pois isto é de responsabilidade da Cohapar. “Nós vamos nos inteirar desta nova situação e tentar chegar em uma solução definitiva para o problema” disse.

Os mutuários contemplados com as casas do Sub-50 estão desesperados com a situação. Muitos se dirigiram até o local e estão discutindo com os ocupantes. Eles afirmam que a demora para a entrega das residências motivou a confusão e exigem providências das autoridades. “A Prefeitura, o Ministério Público, ou alguém vai ter que tomar uma providência urgente. Estamos há muito tempo esperando estas casas e agora acontece isto” disse uma das proprietárias.

Casas estavam sendo depredadas por vândalos

Casas estavam sendo depredadas por vândalos

Deixe seu comentário