sexta-feira, abril 16, 2021
Início Notícias Locais Empresa árabe assina protocolo de intenções para instalação de Frigorífico em Jaguariaíva

Empresa árabe assina protocolo de intenções para instalação de Frigorífico em Jaguariaíva

DSC00907
Prefeito Juca assina protocolo com o empresário Ghassan Saab

Jaguariaíva – Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 09, no Cine Teatro Valéria Luercy a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções entre o Município de Jaguariaíva e a empresa árabe GMH (General Mediterranean Holding), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasileira (CCIBRA), para a instalação de um complexo frigorífico avícola na cidade.

O empreendimento terá um investimento total, segundo os proprietários, de U$ 400 milhões de dólares (aproximadamente R$ 1,3 bilhão de reais), ocupará uma área de 230 hectares e gerará em torno de 1.400 empregos diretos e outros 60 mil indiretos. A unidade terá capacidade, em sua fase final, para abater de 400 mil frangos por dia, necessitando de até 1.000 granjas que serão instaladas em toda a região, beneficiando por consequência os municípios vizinhos de Jaguariaíva.

Participaram da assinatura, os donos da GMH, Ghassan Saab, também representando a CCIBRA, e seu filho Mahmoud Saab, ambos libaneses, o prefeito de Jaguariaíva, José Slobodá (Juca), o prefeito de São José da Boa Vista, Sérgio Kronéis, a prefeita de Sengés, Elietti Jorge, o chefe de gabinete da prefeitura de Arapoti, Edilson Corsini, o representante da GMH no Brasil, engenheiro Luiz Paulo Rover, o Secretário de Indústria e Comércio de Jaguariaíva, Pedro Delgado, além de outros secretários municipais e vereadores.

A GMH tem como investidor o magnata árabe Nadhmi Auchi, com uma fortuna estimada em mais de R$ 4 bilhões, integrando a lista dos mais ricos do mundo, segundo informou o engenheiro Rover. Ele também garantiu, ao ser questionado sobre a probabilidade de instalação definitiva da empresa na cidade, “que (o negocio) é 100% certo”. “Depois desta assinatura de protocolo de intenções, estaremos dentro de 15 dias abrindo nosso escritório no município e esperando a liberação das áreas para o início efetivo da instalação da indústria” comentou o engenheiro, que esteve apresentando o projeto para um público de mais de 300 pessoas.

O prefeito explicou que os próximos passos passam pela aprovação das leis que permitam a cessão das áreas pela Câmara Municipal. “Agora dependemos dos nossos vereadores aprovarem todas estas leis para que a empresa possa efetivamente iniciar o processo de instalação. Uma das áreas é de propriedade da Klabin, com quem já entramos em contato e eles nos certificaram de que temos carta branca para iniciarmos o processo de desapropriação” disse Juca.

O proprietário da GMH, Ghassan, explicou que além da instalação de todo o complexo industrial, que contará com “Cria e Recria” de aves, matrizeiros, incubadoras, fábricas de ração e o próprio frigorífico em si, será instalada uma nova escola no município e a construção de novas casas, através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, para os funcionários. “Será a oportunidade de um grande crescimento, não só para Jaguariaíva, mas também para todos os municípios vizinhos” falou o empresário.

A empresa receberá incentivos do Governo do Estado através do programa Paraná Competitivo. Primeiramente ela estava certa para se instalar em Piraí do Sul, mas o problema com a disponibilização de áreas e documentação acabou barrando o negócio. “Jaguariaíva se habilitou pela boa receptividade que aqui tivemos, pelas grandes áreas disponíveis e principalmente por estar com todas as certidões e documentações em dia” afirmou Rover.

O novo frigorífico terá como foco principal a exportação para a comunidade muçulmana no Oriente Médio, Europa e Estados Unidos. “Nós vamos trabalhar com o abate Halal (segundo as tradições islâmicas) e Kosher” complementou Ghassan Saab.

DSC00872
Mais de 300 pessoas estiveram presentes para acompanhar a cerimônia

DSC00886
A prefeita de Sengés, Elietti Jorge e o prefeito de São José da Boa Vista Sérgio Kronéis também acompanharam a apresentação do projeto do complexo frigorífico

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane