Combate ao álcool, crack e outras drogas mobiliza sociedade jaguariaivense | Folha Paranaense
Combate ao álcool, crack e outras drogas mobiliza sociedade jaguariaivense
24/06/2016 às 14:04

DSCN5211Jaguariaíva – A cidade sediou nesta última quarta-feira, 22, o II Seminário de Enfrentamento ao Álcool, Crack e outras Drogas – Prevenção, Tratamento e Repressão. A promoção foi do Comitê Municipal Intersetorial de Saúde Mental e Conselho de Políticas sobre Drogas. O encontro ocorreu no Cine Teatro Municipal Valéria Luercy, abrindo espaço para discussões, apresentação de propostas na área e capacitação através de palestras.

Membros da sociedade civil organizada, organizações religiosas, conselhos municipais, comunidade e representantes da administração municipal, Ministério Público, Polícia Militar (PM) e integrantes da rede intersetorial de saúde mental participaram.

Entre os presentes estiveram a coordenadora do Comitê Intersetorial e Saúde Mental, Aline Cristina Correa Anselmo, a presidente do Conselho de Políticas sobre Drogas, Hérica Castelari, o sargento da PM Vitor Onisko, os secretários municipais de Saúde, Marlus Barbosa Pereira e de Administração e Recursos Humanos, Hissashi Umezu, e a promotora da Comarca, Mariana Andreola de Carvalho Silva.

O seminário contou ainda com a presença da promotora Cristina Corso Ruaro, coordenadora do Comitê do Ministério Público do Estado do Paraná de Enfrentamento às Drogas e do Grupo de Discussão e Trabalho, e dos palestrantes do Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos), Maria Cristina Venâncio e Nelson Venâncio Filho. Eles contaram experiências como policiais, explicaram como as drogas são feitas, as complicações físicas e psicológicas que essas substâncias causam, das características dos dependentes químicos, entre outros aspectos do assunto.

DSCN5209

Durante o evento, foi promovido um debate para traçar o diagnóstico da situação de enfrentamento de álcool, crack e outras drogas em Jaguariaíva, incluindo os focos de prevenção, tratamento e repressão. Foi dado ainda espaço de informações entre os setores público e produtivo, organizações religiosas e sociedade civil e registro de sugestões para fortalecimento do trabalho na área.

O seminário foi o ponto alto das iniciativas do mês de junho que marcaram a passagem do Dia Internacional de Combate ao Uso de Drogas. Outras ações ocorreram anteriormente, como o concurso de cartazes nas escolas com o tema “Jaguariaíva no Combate ao Crack, Álcool e outras Drogas” e a apresentação do Comitê Municipal Intersetorial de Saúde Mental e Conselho de Políticas sobre Drogas nas escolas estaduais e particulares do município.

Assessoria de Comunicação da prefeitura de Jaguariaíva

Deixe seu comentário