Tuca English: De Jaguariaíva para o Brasil | Folha Paranaense
Tuca English: De Jaguariaíva para o Brasil
06/07/2016 às 12:25

IMG_20160628_145917992Jaguariaíva – Quem nunca se deparou, ao navegar pelas redes sociais, com um dos vídeos de Reginaldo Alex Rocha, mais conhecido como Tuca English? O que no início era uma forma de promover suas aulas particulares de inglês, acabou por criar um personagem irreverente, que tem cativado milhares de internautas. Afinal, quem nunca acompanhou um de seus quadros: “Antes Tarde do que Nunca”, “Show de Calouros” e mais recentemente o “Um Bate-Papo pelo Brasil com Tuca English”.

Nascido em Telêmaco Borba, Tuca English veio para Jaguariaíva aos 9 anos com o pai, que começou a trabalhar na Pisa em 1984. Mas a paixão pelo inglês ainda demoraria a surgir. “Foi amor à primeira vista. Recebi uma bolsa de estudos em uma escola de inglês quando tinha 24 anos. A partir daí, comecei a me especializar no idioma até me tornar professor em 2002” revela Tuca, hoje com 41 anos.

Professor

No início, dava aulas em escolas de Arapoti e Jaguariaíva. Seu jeito comunicativo e irreverente começaram a ficar evidentes. “Fui percebendo que os alunos realmente estavam gostando das minhas aulas e optei por dar aulas particulares e em empresas” conta. A fama do professor foi crescendo e ele decidiu inovar, aproveitando o crescimento das redes sociais. “Decidi fazer algumas brincadeiras dando dicas de inglês em vídeo com a participação de personalidades de nossa sociedade”.

A repercussão foi tão grande e positiva que Tuca percebeu o nascimento de um novo personagem. “Foi surgindo essa vontade de ser um apresentador e trazer informações úteis à população através de entrevistas descontraídas e divertidas” explicou o professor. Hoje, existe o Tuca professor de inglês e o Tuca apresentador.

Personagem

O primeiro quadro apresentado foi o “Antes Tarde do que Nunca” disponibilizado no Facebook e no YouTube. A produção dos esquetes, feita pelo próprio Tuca, tornou-se sucesso imediato na comunidade de Jaguariaíva e Arapoti, fazendo com que ampliasse o conceito, o que acabou gerando o “Show de Calouros” trazendo revelações artísticas da região aos seus “programas”.

Neste ano, com a crescente popularização, Tuca decidiu criar o quadro “Um Bate-Papo pelo Brasil”. Ele já entrevistou diversas personalidades locais, como o médico Dr. Ivo Baptista e o prefeito José Slobodá (Juca), até personagens emblemáticos e polêmicos como o deputado federal, Jair Bolsonaro. “Este bate-papo tem o objetivo de sair por diversos cantos do Brasil entrevistando personalidades. Já estive em Curitiba, Londrina e Brasília”. Seus vídeos chegam a ter milhares de visualizações.

Apoio

Para bancar o projeto, o professor conta com o apoio de patrocinadores. “Cada viagem e entrevista que agendo, levanto alguns apoiadores que me ajudam a cobrir as despesas. Minha próxima turnê será por Curitiba onde entrevistarei uma modelo, um mestre cervejeiro, uma apresentadora infantil e a diretora do Hospital Pequeno Príncipe” fala.

Perguntado se considera-se um humorista, Tuca afirma que não. “Sou um apresentador diferente. Meu objetivo não é fazer humor e sim trazer informações à sociedade de forma diferente, simples e descontraída. Quero contribuir com o esclarecimento das pessoas” diz. Ao ser questionado sobre uma inspiração, ele responde: “Roberto D’avilla da Globonews”.

Hoje, conciliando as aulas de inglês com o personagem, Tuca acredita que está no início de uma carreira promissora. “Tenho como objetivo chegar à televisão” ressalta. Alguém duvida que ele pode chegar lá?

Matéria Publicada na edição impressa da Folha Paranaense de 02/07/16

Deixe seu comentário