Jaguariaíva – As cidades de Arapoti, Jaguariaíva e Sengés atingiram sem problemas as metas estipuladas pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Do 1º ao 5º do ensino fundamental Arapoti atingiu a nota de 6.4, Jaguariaíva, 6.2 e Sengés 6.5. Os números se referem ao IDEB de 2015, divulgadas na última semana pelo Ministério de Educação (MEC).
Arapoti passou de um IDEB em 2013 de 5.7 para 6.4, um crescimento de 10,9% em dois anos. A nota também está bem acima da meta estipulada para o ano que era de 5.0. Para efeitos de comparação, o índice do Paraná nas séries iniciais foi de 6,2. Portanto, Arapoti está acima da média estadual.
Em Jaguariaíva, o crescimento da educação foi um pouco menor que em Arapoti. Em 2013 o IDEB da cidade entre o 1º e o 5º ano era de 5.9. O índice subiu apenas 4,8%, menos da metade do crescimento de Arapoti. O município com o maior índice do IDEB no Paraná foi o de Atalaia, noroeste do estado. Com pouco mais de 4 mil habitantes, a cidade alcançou a nota de 8,1 (1º ao 5º ano) sendo a sexta maior do país. Porém, apesar do pequeno crescimento, Jaguariaíva atingiu a meta estipulada de 4.9 com sobras.
No entanto, a maior nota da microrregião foi alcançada por Sengés. Com um significativo crescimento de 15,3% entre 2013 e 2015, a educação municipal passou de 5,5 para 6,5 no IDEB, atingindo mais uma vez a meta do MEC que era de 5.3. Em Piraí do Sul, o IDEB pode ser considerado baixo se comparado as notas das cidades vizinhas. Com 5,3, a cidade não alcançou a meta para 2015 que era de 5.4.
As escolas municipais que mais se destacaram na região foram: Lhubina Rosa (Sengés) com 6.9, Maria de Lourdes Oliveira Taques (Jaguariaíva) com 6.8 e Telêmaco Carneiro (Arapoti) também com 6.8.
O que é o IDEB
O Índice foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas de melhoria do ensino. O Ideb é calculado a partir de dois componentes – a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.
(Matéria Publicada na Edição Impressa de 14 de Setembro de 2016 da Folha Paranaense)