Começa a valer nova lei que pune motorista que ouve som alto | Folha Paranaense
Começa a valer nova lei que pune motorista que ouve som alto
22/10/2016 às 12:26

Começou a valer em todo o país a nova lei que pune motorista que abusa do volume do som. Sabe quando você gosta tanto de uma música que ouvir sozinho é pouco e dá vontade de compartilhar com o mundo?

“Desde os 15 anos eu ouço som alto. Tem que ser com o vidro aberto, senão você não aguenta ficar lá dentro”, afirma o segurança Carlos Araújo.

Som alto pode ser infração grave, com 5 pontos na carteira (Foto: Gustavo Epifanio/G1)

Som alto pode ser infração grave, com 5 pontos na carteira (Foto: Gustavo Epifanio/G1)

Mas esse gosto pode custar caro: cinco pontos na carteira, carro apreendido, e multa de R$ 127 até o fim de outubro. E R$ 195 a partir de novembro.

Som alto no carro já era proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito. E alto era o volume que ultrapassasse 80 decibéis, medidos a sete metros de distância pelo decibelímetro. Sem ele, não dava para fiscalizar.

“Se percebeu que se tornou inviável a fiscalização, na medida em que nem todos os agentes de fiscalização contavam com decibelímetros”, explicou Elmer Vicenzi, diretor do Denatran.

O pedido para mudar a forma de fiscalizar foi da Polícia Militar de São Paulo. Só na capital, os PMs recebem cerca de cem reclamações de som alto no carro por dia e 600 nos fins de semana.

Agora, o aparelho que eles vão usar é o ouvido. Se o guarda de fora escutar o som de dentro, isso já pode ser considerado perturbação do sossego, e o motorista leva multa. E tanto faz se o carro estiver parado ou em movimento.

Confira a matéria no site do Jornal Nacional. Acesse: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/10/comeca-valer-nova-lei-que-pune-motorista-que-ouve-sol-alto.html

Deixe seu comentário