terça-feira, abril 13, 2021
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Começa duplicação em mais um trecho da rodovia PR-151

Mais uma importante etapa nas obras de duplicação da PR-151, entre Ponta Grossa e Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais, foi iniciada na segunda quinzena de novembro. Equipes de trabalho da concessionária CCR Rodonorte, estão executando os primeiros serviços de limpeza e terraplanagem no trecho de cinco quilômetros que será duplicado até o acesso ao município de Piraí do Sul.

Foto: Jorge Woll/DER
Foto: Jorge Woll/DER

O novo trecho dá continuidade a duplicação atual existente entre Ponta Grossa, Castro e Piraí do Sul, em direção a Jaguariaíva. As pistas duplas diminuem o tempo de percurso, aumentam a segurança e conforto de motoristas e pedestres, além de minimizar os potenciais conflitos entre o tráfego urbano e o tráfego rodoviário. A estimativa é que as obras beneficiem mais de 450 mil moradores dos municípios de Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul e Jaguaraíva.

NOVA ETAPA – Cerca de R$ 25,6 milhões estão sendo investidos nesta nova etapa de duplicação. Está previsto no cronograma das obras a construção de dois retornos em nível (quilômetros 252,4 e 254), sendo que o primeiro será utilizado pelos usuários da rodovia como acesso à base de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Todos as etapas de obras são analisadas, aprovadas e fiscalizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

“A PR-151 está recebendo grandes investimentos nos últimos anos. Essa nova etapa de obras trará mais segurança e agilidade para os motoristas e moradores de Piraí do Sul e região”, destaca o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior.

OBRAS NA PR-092 – Além das obras da concessionária, o Governo do Paraná também investiu na recuperação de rodovias que dão acesso a PR-151. Durante o ano de 2016, quatro trechos da PR-092 entre Jaguariaíva, Arapoti e Wenscelau Braz receberam melhorias, com investimentos de R$ 10 milhões em obras emergenciais de recomposição do aterro e recuperação da rodovia.

A principal obra na PR-092 foi concluída em outubro, na altura do quilômetro 251 da rodovia, em Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro. Em janeiro, fortes chuvas na região fizeram com que a encosta e parte da rodovia desmoronasse.

O Governo do Estado investiu cerca de R$ 9 milhões na obra, que reconstruiu todo o aterro e o asfalto da rodovia. Foi erguida uma parede de 17,5 metros de altura na parte mais elevada e um muro de conteção com 140 metros de extensão. Além do aterro, toda uma nova drenagem foi construída no local para não haver novos problemas com deslizamentos.

O desvio do trânsito construído para a execução dos serviços foi mantido após o término da obra. Estudos técnicos do DER apontaram que o local pode servir como refúgio para os motoristas, principalmente, para os veículos de carga que costumam apresentar falhas em trechos com descidas.

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