terça-feira, abril 13, 2021
Início Notícias Locais Solenidade marca início da instalação de Complexo Avícola em Jaguariaíva

Solenidade marca início da instalação de Complexo Avícola em Jaguariaíva

Jaguariaíva – A manhã desta terça-feira, 06, foi especial para a cidade de Jaguariaíva. O dia ficará marcado pelo início efetivo do processo de instalação do Complexo Avícola representado pela solenidade de lançamento da pedra fundamental. O evento ocorreu no terreno situado às margens da rodovia PR-151, ao lado do Instituto Federal do Paraná (IFPR), e que futuramente receberá a fábrica de rações da indústria frigorífica.

A cerimônia ficou marcada pela presença do presidente e sócio investidor da GMH (General Mediterranean Holding), o empresário árabe Nadhmi Auchi. Com origem iraquiana e com cidadania britânica, Auchi reside em Londres onde administra diversos negócios ao redor do mundo, com destaque para a rede hoteleira. No Brasil, o investidor, além do frigorífico em Jaguariaíva, pretende instalar um hotel de luxo no Ceará.

Prefeito Juca ao lado do presidente da GMH, o iraquiano Nadhmi Auchi, à sua esquerda, e Ghassan Saab, à sua direita.
Prefeito Juca ao lado do presidente da GMH, o iraquiano Nadhmi Auchi, à sua esquerda, e Ghassan Saab, à sua direita. (Diego Soares/Folha Paranaense)

Para o empreendimento em Jaguariaíva serão investidos aproximadamente U$ 500 milhões de dólares, ou R$ 1,7 bilhão de reais. O complexo engloba várias unidades, entre elas, o frigorífico com abate diário previsto para 400 mil aves, a fábrica de rações com capacidade de produção de 35.000 toneladas/mês, a granja recria, a granja de produção de ovos, o incubatório e mais de 412 aviários.

O início de operação da indústria está previsto para julho de 2019. A expectativa da empresa é gerar mais de mil empregos diretos. “A cidade de Jaguariaíva terá um crescimento impressionante. Acompanhei a instalação de frigoríficos de grandes empresas em outras cidades pequenas e em 10 anos a população triplicou. Aqui não será diferente. Dentro desses 10 anos a cidade pode ter mais de 70 mil habitantes” falou o empresário Carlos Fetz, proprietário da Fetz, responsável pela construção do complexo em Jaguariaíva.

O maganta árabe Nadhmi Auchi é um dos homens mais ricos do mundo. (Diego Soares/Folha Paranaense)
O magnata árabe Nadhmi Auchi é um dos homens mais ricos do mundo. (Diego Soares/Folha Paranaense)

Nadhmi teve a oportunidade de falar aos presentes em inglês, sendo utilizado um intérprete para tradução. “Agradeço a todos os envolvidos neste projeto. Posso dizer que estou orgulhoso desse empreendimento que ajudará no crescimento da cidade” falou o empresário árabe. Além de Nadhmi, estiveram presentes, o sócio da GMH no Brasil e representante da CCIBRA (Câmara de Comércio e Indústria Brasileira), Ghassan Saab, o engenheiro Luiz Paulo Rover, o prefeito de Arapoti, Braz Rizzi e o prefeito eleito de Itararé, Heliton da Junitex.

O prefeito José Sloboda (Juca) destacou os esforços pela instalação da empresa em Jaguariaíva. “Apesar de toda crise econômica e política, estamos conseguindo trazer para Jaguariaíva esta indústria, gerando emprego e renda, não só para nossa cidade como também para toda a região” falou Juca. “Hoje é um momento histórico e de alegria para Jaguariaíva com a presença dos dois principais nomes da GMH, consolidando este projeto” comentou o Secretário Municipal de Indústria e Comércio de Jaguariaíva, Pedro Delgado.

Ghassan Saab, diretor da CCIBRA e representante da GMH no Brasil. (Diego Soares/Folha Paranaense)
Ghassan Saab, diretor da CCIBRA e representante da GMH no Brasil. (Diego Soares/Folha Paranaense)

O prefeito de Arapoti Braz Rizzi destacou a importância da instalação do frigorífico. “Este empreendimento é ótimo e será benéfico para toda a região. Arapoti está tão próximo que parece que o frigorífico está se instalando em nossa cidade. Parabéns ao prefeito Juca pela grande conquista” comentou Braz.

Reunião com Governador

Na segunda-feira, 05, o Governador Beto Richa, recebeu os representantes da GMH no Palácio do Iguaçu e se comprometeu, segundo o prefeito Juca, a conceder todos os benefícios previstos no programa “Paraná Competitivo” para a instalação do frigorífico. Além de Richa, estiveram presentes os deputados estaduais Pedro Lupion e Alexandre Curi. Pela GMH, participaram do encontro Nadhmi Auchi, Ghassan Saab. Também esteve presente, além do prefeito Juca, o Secretário Pedro Delgado.

Pedra Fundamental do Complexo Avícola de Jaguariaíva. Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaguariaíva
Pedra Fundamental do Complexo Avícola de Jaguariaíva. Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaguariaíva

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane