sábado, abril 17, 2021
Início Notícias Locais Sociedade se une para exigir mais Segurança Pública para Arapoti

Sociedade se une para exigir mais Segurança Pública para Arapoti

Arapoti – Os recentes episódios, principalmente envolvendo assaltos a mão armada, fizeram com que diversos setores da sociedade local tomassem iniciativas para solicitar o aumento do reforço policial no município. Nesta semana, políticos e entidades protocolaram pedidos às autoridades competentes do Estado. As reivindicações foram encaminhadas ao Comando Geral da Polícia Militar e à Secretaria de Segurança Pública.

Maurício Tortato recebe vereadores que convidaram o Comandante para a audiência sobre Segurança Pública nesta sexta-feira,17, em Arapoti. Foto: Divulgação/Deputado Paulo Litro

Nesta quarta-feira, 15, os vereadores Wesley Carneiro Ulrich – Lelo (PSD), Divair da Silva (PV) e Zildinei Ferreira (PSC), juntamente com o deputado estadual Paulo Litro (PSDB) estiveram em reunião com o Comandante Geral da PM do Paraná, Coronel Maurício Tortato. Eles solicitaram o aumento do efetivo policial de Arapoti e também a realocação de novas viaturas. Hoje a cidade conta com apenas dois policiais em serviço e uma viatura velha para fazer o policiamento de 27 mil habitantes. O presidente Lelo, inclusive, esteve concedendo entrevista nesta semana à RPC TV sobre a insegurança vivida em Arapoti.

Ainda nesta semana, a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Arapoti), representada por seu atual presidente, Jeovane Varela, e a Prefeitura Municipal, representada pelo Chefe de Gabinete, Edílson Corsini, estiveram em reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná. A reunião foi intermediada pelo Secretário de Estado do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício. A comitiva esteve solicitando o reforço do policiamento junto ao assessor do Secretário Wagner Mesquita de Oliveira,  Roberto Milaneze e o assessor militar, Tenente-Coronel, Nelson Ademar Piske.

Já o deputado estadual Evandro Araújo, em sessão na Assembleia Legislativa, apresentou requerimento ao Comandante da PM, Maurício Tortato, solicitando o reforço policial no município. A proposição do parlamentar foi aprovada e encaminhada com pedido de urgência ao Comando da PM. O parlamentar explica que recebeu o pedido da comunidade. Segundo a população, o município conta apenas com dois policiais militares para cuidar da segurança de cerca de 27 mil habitantes, ou seja, um policial para cada 13,5 mil pessoas. O aumento do efetivo vai ajudar a reduzir a criminalidade e sensação de insegurança dos moradores.

O Poder Judiciário também tem sido efetivo na solicitação por mais Segurança na cidade. O Promotor de Justiça, Eduardo Henrique Germano, protocolou ofício solicitando providências para o aumento emergencial do efetivo policial e também a disponibilização da mais viaturas. Dr. Eduardo também tem trabalho para reativar o Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg), órgão que contribuiria na conquista de benefícios na área de Segurança para a cidade.

Audiência Pública

Nesta sexta-feira, 17, a Câmara Municipal será palco de uma audiência pública para debater o tema. O objetivo dos vereadores é ouvir a população, para juntamente com a sociedade organizada, pressionar as autoridades públicas na resolução do problema. A audiência está marcada para às 19h e é esperada uma grande participação popular. Representantes do Estado e do Comando da PM estarão presentes na reunião.

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane