segunda-feira, julho 26, 2021
Início Notícias Regionais Paraná já emitiu 30 mil novas Carteiras de Habilitação com QR Code

Paraná já emitiu 30 mil novas Carteiras de Habilitação com QR Code

As Carteiras de Habilitação emitidas no Paraná já são entregues com o novo dispositivo de segurança QR Code, conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Desde 2 de maio, quando o Estado começou a imprimir a nova versão do documento, foram entregues 30 mil CNHs – o equivalente a 5 mil por dia.

Foto: Rafaela Fiala/ DetranPR

O novo modelo traz também mudanças na cor e marcas d’água, além de dois números de identificação nacional e o número de identificação estadual. “Junto aos demais dispositivos de segurança, o QR Code possibilita que a fiscalização confira a veracidade dos dados impressos no documento e os dados no registro nacional de habilitação, inibindo possíveis falsificações e adulterações”, analisa o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad.

O QR Code será utilizado por meio de um aplicativo de celular desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro). Com a leitura do código será possível ter acesso às informações do condutor e à foto emitida na CNH para comparação com o documento impresso. O objetivo é facilitar o reconhecimento de CNH falsificada e evitar a ação de estelionatários e demais criminosos.

O Detran-PR orienta que motoristas com documento no modelo antigo e dentro da validade não precisam se preocupar em trocar a CNH. A mudança ocorrerá na renovação ou expedição da segunda via. Todos os meses, o Detran Paraná emite cerca de 100 mil CNHs.

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane