sábado, julho 24, 2021
Início Notícias Locais Vereadores questionam festividades do aniversário de Arapoti

Vereadores questionam festividades do aniversário de Arapoti

Arapoti – Na última semana, a Prefeitura Municipal de Jaguariaíva divulgou nota informando sobre o cancelamento das festividades do aniversário da cidade em setembro devido à crise enfrentada pelo país. Nesta segunda-feira, 05, foi a vez de vereadores de Arapoti questionarem a festividade na cidade, que acontecerá em Dezembro e já possui, inclusive, a confirmação de shows artísticos.

Durante a reunião, o vereador Giovanni Carneiro (PP) apresentou requerimento cobrando a prefeitura sobre diversas dúvidas em relação aos custos da festa. “Queremos realmente saber se a prefeitura, como diz o prefeito, não investe nada na realização dessa festa” justificou o vereador.

Ele apresentou uma série de questionamentos, entre eles; qual a participação do município na festa, sendo que o brasão da cidade é impresso junto aos cartazes nos jornais, os funcionários da prefeitura são pagos ou não para trabalharem no evento ou se recebem horas extras, qual o critério utilizado para a disponibilização das barracas, quem arca com custos de água, energia e infraestrutura, onde são os pontos de venda dos ingressos, entre outros.

Após a argumentação de Giovanni, outros vereadores levantaram diversos questionamentos. O vereador Jean Klichowski (PMDB) parabenizou Giovani pela proposição e ressaltou que a população está cobrando uma resposta dos vereadores. “É importante este tipo de questionamento, pois já começaram os preparativos para festa e os cidadãos têm indagado os vereadores” falou Jean.

O vereador Nei Ferreira cobrou sobre qual o retorno social o município tem com a realização da festa. “É investido um valor, principalmente com artistas, que vai embora do município e não volta. Queríamos saber qual o retorno social para a cidade que este evento traz” disse Nei. Já o vereador Victor Brondani (PDT) quer saber da prefeitura se existe concorrência pública para a exploração do uso da festa de aniversário do município.

O presidente da Câmara, vereador Wesley “Lelo” Ulrich (PSD) também quer saber de quem é o terreno cedido para a realização da festa e se há algum custo para o município. Lelo ainda solicitou que seja explicado quem paga a limpeza após a realização da festa e também quem é o responsável pela cobrança de estacionamento privado usando as vias públicas do município.

Resposta

O vereador Marineo Ferreira (PTB), apesar de não ter o requerimento direcionado a ele, tratou de dar diversos esclarecimentos aos demais parlamentares. Ele explicou que é o atual presidente da COFAA (Comissão Organizadora das Festividades do Aniversário de Arapoti). “Nós criamos essa comissão justamente para não onerar os cofres da prefeitura. Todos os gastos são pagos pela comissão. A única coisa que é cedida pela prefeitura é o alvará de licença e a ambulância” esclareceu o vereador.

Ele lembra que sempre esteve envolvido nas festividades do município e que a Comissão nunca visou o lucro. “Tivemos prejuízos em dois anos (2013 e 2015) e zeramos os custos em 2014. Aí sentamos para realizar novamente mais este ano para ver se conseguimos zerar os gastos” disse o vereador. Marineo também garantiu que os funcionários da prefeitura trabalham voluntariamente e não há pagamentos de horas extras.

Por fim, ele ainda afirmou que todos os gastos com energia e luz são pagos pela comissão, além dos shows artísticos, tudo bancado pelos patrocinadores e a venda de camarotes e ingressos. “As barracas são passadas a terceiros que montam toda a estrutura e passam a explorar o local do evento. Sobre a questão do retorno financeiro, posso afirmar que o comércio aquece com a venda de roupas para as festividades e também os mercados que aumentam as vendas, devido a presença de familiares e visitantes que vêm a Arapoti na casa dos parentes na época da festa” concluiu.

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane