domingo, dezembro 5, 2021
Início Notícias Locais Audiência Pública debateu o problema da Segurança em Jaguariaíva

Audiência Pública debateu o problema da Segurança em Jaguariaíva

Jaguariaíva – Mais de 300 pessoas, entre comunidade, autoridades e representantes da sociedade civil organizada, participaram na noite de segunda-feira, 19, no Cine Teatro Municipal Valéria Luercy,  de audiência pública com foco na avaliação, discussão e busca de soluções para a segurança pública. A promoção foi da prefeitura, com participação do Poder Judiciário, Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg) e polícias civil e militar.

Na primeira etapa da audiência houve considerações sobre a estrutura e obrigações dos poderes públicos para manutenção da ordem social.  As exposições foram feitas pelo prefeito municipal, José Sloboda, a juíza Rafaela Mari Turra, a promotora de justiça, Rosângela Rodrigues de Oliveira, o presidente do Conseg, Giuliano Miranda e a secretária de Educação, Cultura e Esporte e vice-prefeita, Alcione Lemos.

Também falaram o novo delegado, Dérick Moura Jorge, o presidente da Câmara de Vereadores, José Marcos Pessa Filho, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaguariaíva (ACIAJA), Thiago Banach, o delegado chefe da 13ª subdivisão Policial do Interior, Danilo Cesto, e o 1º tenente comandante da 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar, Leandro de Azevedo Thereza e o sargento Vitor Paulo Onysko, comandante do Destacamento de Polícia Militar de Jaguariaíva.

Com o espaço aberto para manifestação do público a palavra foi usada principalmente por comerciantes, vítimas de furtos e roubos por menores infratores. As autoridades responderam aos questionamentos, entre eles destacou-se o fato de que por força da lei o menor não pode permanecer preso por mais de cinco dias e que por outro lado faltam vagas para internamento em unidades de ressocialização.

Com o registro dos maiores anseios do público haverá busca de soluções e alinhamento de políticas públicas com os resultados da audiência.  Entre as iniciativas já em implantação foi anunciado por Sloboda que a prefeitura vai instalar câmeras de longo alcance para vigilância nas ruas, visando ajudar a polícia na inibição do crime e reconhecimento de seus autores.  Outro reforço no policiamento virá com a concessão pelo Estado de mais duas viaturas, uma para PM e outra para a Polícia Civil, mais o trabalho em conjunto com outros municípios da região para implantação de base regional do Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar).

Fotos e Textos: Divulgação/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguariaíva

- Advertisment -