Governadora em exercício destaca papel dos vereadores | Folha Paranaense
Governadora em exercício destaca papel dos vereadores
22/06/2017 às 10:17

A governadora em exercício Cida Borghetti participou nesta quarta-feira (21) da abertura do 1° Congresso Interestadual de União e Fortalecimento da Vereança, que acontece em Curitiba até sexta-feira (23). O evento Organizado pela Uvepar – União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná reúne agentes públicos, advogados e estudantes das áreas de direito, administração e contabilidade.

A governadora em exercício Cida Borghetti participou da abertura do 1° Congresso Interestadual de União e Fortalecimento da Vereança, que acontece em Curitiba. Foto Jonas Oliveira/Vice-governadoria

Cida Borghetti ressaltou o papel do vereador como agente facilitador das ações do Governo no município. “O vereador é o político mais próximo das pessoas, que mais conhece as necessidades e acolhe as demandas. É o vereador que leva até o prefeito os anseios da população e este ao Governo do Estado. O trabalho de administrar fica mais fácil quando agimos juntos”, declarou.

A governadora em exercício falou também sobre a importância da participação feminina na política . “Milito para que as mulheres sejam reconhecidas na política pela sua contribuição real e não para atender uma cota exigida por lei. Nossa participação é fundamental para a construção de políticas públicas expressivas para o desenvolvimento do Estado”, disse.

O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, destacou a necessidade de capacitações e debates acerca da gestão pública, como o congresso promovido pela Uvepar. “O Governo do Estado apoia e incentiva todas as ações que visem a capacitação política. Quanto mais o governador conhecer sobre o Estado e sobre gestão, melhor será sua atuação na cidade e melhor para o Paraná”, afirmou.

O presidente da Uvepar, Júlio César Makuch, explicou que o objetivo do evento é chamar a atenção para assuntos polêmicos que envolvem o controle da administração pública e apresentar soluções teóricas e práticas para essas questões.

“Escolhemos tópicos recorrentes na rotina dos vereadores para que conheçam os trâmites e saibam como agir no dia a dia. Estimulamos que eles sejam cada vez menos políticos e mais eficientes. Assim teremos avanços nas ações nos municípios”, explicou Makuch.

PROGRAMAÇÃO – Organizado pela Uvepar – União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná, o congresso terá palestras do ex-ministro do Supremo Tribunal Eleitoral, Henrique Neves, do procurador de Justiça do Paraná, Gilberto Giacóia, e do presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, Moisés Pessuti.

Em oito painéis, serão tratados temas como pacto federativo, desafios da mulher na política, licitações e contratos e boas práticas administrativas. Também haverá discussões de temas relacionados à prestação de contas, ao serviço contábil, à advocacia pública e licitações.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na solenidade de abertura do evento o secretário de Estado Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior; o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Durval Amaral; o presidente do Tribunal Regional Eleitoiral, Adalberto Xisto Pereira; o deputado federal Nelson Padovani; o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Guto Silva; a deputada estadual, Cristina Silvestri; o diretor Administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremos Sul (BRDE), Orlando Pessutti; o diretor de Operações da Fomento Paraná, Osmar Sabag Filho; o presidente do Instituto Paranaense de Direito Administrativo, Moisés Pessuti; o juiz de Direito, Jean Leek e a presidente da Câmara de Vereadores de Umuarama, Maria de Jesus Ornelas Valle.

Agência Estadual de Notícias

Deixe seu comentário