quinta-feira, agosto 5, 2021
Início Notícias Locais Conferência abre espaço para participação social na gestão do SUS em Jaguariaíva

Conferência abre espaço para participação social na gestão do SUS em Jaguariaíva

Jaguariaíva – Ocorreu no dia 27, no Cine Teatro Municipal Valéria Luercy, a 12ª Conferência Municipal de Saúde. Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (COMSAÚDE), a conferência promoveu a discussão do tema “Saúde da Mulher: Políticas Públicas para as Mulheres e a Participação Social”. O objetivo foi promover a participação popular na elaboração das diretrizes para a saúde pública municipal, além de eleger novos membros do Conselho Municipal de Saúde.

Durante a conferência o tema principal foi abordado pela chefe da Seção de atenção Primária da 3ª Regional de Saúde, Luciene Regina Sowek, que ministrou a palestra intitulada “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”. Antes a presidente do COMSAÚDE, Caroline de Azevedo Fanha Stalhschmidt, e a conselheira Rafaela Dino Martini, falaram do controle social na prática, mostrando as finalidades e experiências do COMSAÚDE em Jaguariaíva, deixando ainda agradecimentos à equipe da gestão em encerramento.

O evento contou com a presença de vários gestores e autoridades municipais, entre elas o prefeito municipal, José Sloboda, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Cleia Sloboda, o presidente da Câmara Municipal, José Marcos Pessa Filho e outros vereadores, e a secretária municipal de Saúde, Amália Cristina Alves. Ao dirigir-se ao público ela observou que aquele era um espaço adequado para participação da sociedade na deliberação de políticas públicas para o setor. “Este é um lugar destinado para a comunidade, junto com os gestores da saúde, exerça seu direito de discutir o ponto em que a saúde está, onde podemos melhorar e aonde queremos chegar”, disse.

Sloboda descreveu um pouco do trabalho de gestão feito em prol dos usuários da saúde pública, como a finalização da troca do telhado do Hospital Municipal Carolina Lupion, a aquisição de equipamentos para uso na entidade, como novos aparelhos de raio-x, equipamentos para o centro cirúrgico, cardiotocografia e ultrassonografia.

Para tratamento especializado fora de Jaguariaíva relatou que a população conta com ambulâncias, vans e ônibus, anunciando que nos próximos dias mais um veículo será adquirido para composição da frota de transporte de pacientes. Salientou a importância do novo laboratório municipal de análises clínicas e da entrega do novo prédio para o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Vovó Tonica, com estrutura de de qualidade para pacientes e trabalhadores do local. O prefeito citou que o serviço público municipal atende em média 400 pessoas ao dia e que, através do envolvimento da equipe e um trabalho de gestão, as filas de espera por exames estão significativamente sendo diminuídas.

Participação Social – Outro momento da conferência foi a discussão em grupo para registro de metas e propostas para o Plano Municipal de saúde 2018-2021. Representantes de segmentos organizados de usuários do sistema único de saúde (SUS), prestadores de serviço de saúde do SUS, trabalhadores da saúde, conselheiros de saúde e representantes do poder público fizeram parte da ação. Houve também a escolha de novos conselheiros para a gestão 2017-2019 do Conselho Municipal de Saúde. A eleição do presidente e demais componentes da mesa diretiva ocorrerá no dia 18 de agosto, durante a primeira ordinária do grupo.

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguariaíva

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane