Jaguariaíva – Ocorreu no dia 27, no Cine Teatro Municipal Valéria Luercy, a 12ª Conferência Municipal de Saúde. Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (COMSAÚDE), a conferência promoveu a discussão do tema “Saúde da Mulher: Políticas Públicas para as Mulheres e a Participação Social”. O objetivo foi promover a participação popular na elaboração das diretrizes para a saúde pública municipal, além de eleger novos membros do Conselho Municipal de Saúde.
Durante a conferência o tema principal foi abordado pela chefe da Seção de atenção Primária da 3ª Regional de Saúde, Luciene Regina Sowek, que ministrou a palestra intitulada “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”. Antes a presidente do COMSAÚDE, Caroline de Azevedo Fanha Stalhschmidt, e a conselheira Rafaela Dino Martini, falaram do controle social na prática, mostrando as finalidades e experiências do COMSAÚDE em Jaguariaíva, deixando ainda agradecimentos à equipe da gestão em encerramento.
O evento contou com a presença de vários gestores e autoridades municipais, entre elas o prefeito municipal, José Sloboda, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Cleia Sloboda, o presidente da Câmara Municipal, José Marcos Pessa Filho e outros vereadores, e a secretária municipal de Saúde, Amália Cristina Alves. Ao dirigir-se ao público ela observou que aquele era um espaço adequado para participação da sociedade na deliberação de políticas públicas para o setor. “Este é um lugar destinado para a comunidade, junto com os gestores da saúde, exerça seu direito de discutir o ponto em que a saúde está, onde podemos melhorar e aonde queremos chegar”, disse.
Sloboda descreveu um pouco do trabalho de gestão feito em prol dos usuários da saúde pública, como a finalização da troca do telhado do Hospital Municipal Carolina Lupion, a aquisição de equipamentos para uso na entidade, como novos aparelhos de raio-x, equipamentos para o centro cirúrgico, cardiotocografia e ultrassonografia.
Para tratamento especializado fora de Jaguariaíva relatou que a população conta com ambulâncias, vans e ônibus, anunciando que nos próximos dias mais um veículo será adquirido para composição da frota de transporte de pacientes. Salientou a importância do novo laboratório municipal de análises clínicas e da entrega do novo prédio para o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Vovó Tonica, com estrutura de de qualidade para pacientes e trabalhadores do local. O prefeito citou que o serviço público municipal atende em média 400 pessoas ao dia e que, através do envolvimento da equipe e um trabalho de gestão, as filas de espera por exames estão significativamente sendo diminuídas.
Participação Social – Outro momento da conferência foi a discussão em grupo para registro de metas e propostas para o Plano Municipal de saúde 2018-2021. Representantes de segmentos organizados de usuários do sistema único de saúde (SUS), prestadores de serviço de saúde do SUS, trabalhadores da saúde, conselheiros de saúde e representantes do poder público fizeram parte da ação. Houve também a escolha de novos conselheiros para a gestão 2017-2019 do Conselho Municipal de Saúde. A eleição do presidente e demais componentes da mesa diretiva ocorrerá no dia 18 de agosto, durante a primeira ordinária do grupo.
Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguariaíva