domingo, abril 11, 2021
Início Notícias Locais Jaguariaíva iniciou campanha da biometria com 40% do eleitorado já recadastrado

Jaguariaíva iniciou campanha da biometria com 40% do eleitorado já recadastrado

Jaguariaíva – Teve início na segunda-feira, 21, o atendimento especial do Cartório Eleitoral para o recadastramento biométrico do título eleitoral, que identifica o eleitor através das digitais. O procedimento é obrigatório, inclusive para maiores de 70 anos, e deve ser feito até dia 24 de novembro.

Jaguariaíva tem 26 mil eleitores que devem obrigatoriamente recadastrar o título. Foto: Divulgação

Conforme o chefe do Cartório da 18ª Zona Eleitoral do Estado do Paraná, Bruno Adorno Ferragini, quase 26 mil eleitores estão registrados em Jaguariaíva, sendo de 40% já se recadastrou nos últimos meses. Ele informa que para realizar o recadastramento dos que faltam, até a data limite, o Cartório Eleitoral funcionará temporariamente das 9h às 18h ininterruptamente, de segunda a sexta-feira.

Logo no primeiro horário desta segunda, quando iniciou a mobilização, algumas pessoas já aguardavam sua vez de fazer a troca do título. Um dos primeiros a atender a convocação da Justiça Eleitoral foi o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, e o presidente da Câmara de Vereadores, José Marcos Pessa Filho.

Na oportunidade o prefeito informou que a prefeitura apóia o processo, através da cessão temporária de servidores e de infraestrutura adicional, tais como tenda e cadeiras. A parceria foi firmada há alguns meses, quando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Adalberto Jorge Xisto Pereira, junto com outras autoridades, estiveram na prefeitura para discussão do assunto.

Neste primeiro dia de atendimento, para acompanhar o início dos trabalhos, estiveram no Cartório Eleitoral logo pela manhã a juíza eleitoral da Comarca, Rafaela Mari Turra, e a promotora eleitoral, Eliane Miyamoto Fortes. Após as boas-vindas aos servidores e eleitores presentes, elas explicaram como se dará o processo obrigatório de recadastramento do título.

A juíza Rafaela falou do agendamento via internet, que possibilita ao eleitor a escolha do dia e horário mais conveniente do atendimento. Disse ainda que a intenção é atingir 100% dos eleitores jaguariaivenses com a biometria, que permitirá à Justiça Eleitoral o cálculo atualizado dos eleitores no município.

Prefeito Juca fez o recadastramento no primeiro dia. Foto: Divulgação

Para fazer o recadastramento é necessário portar um documento de identificação com foto, título eleitoral, CPF e comprovante atualizado que demonstre vínculo com o município de Jaguariaíva (conta de água, luz, telefone, carteira de trabalho com registro de empresa localizada no município, entre outros).

Aquele que não comparecer ao Cartório Eleitoral para o processo terá seu título cancelado. Além de direito ao voto, o documento é necessário ao cidadão em momentos como o de abrir contas em bancos, expedição de alguns documentos e prestação de concursos públicos.

Assessoria da Comunicação

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane