segunda-feira, janeiro 25, 2021
Início Notícias Locais Bomba: Câmara de Itararé aprova doação de áreas à Frigorífico da GMH

Bomba: Câmara de Itararé aprova doação de áreas à Frigorífico da GMH

Jaguariaíva – No fim da tarde desta sexta-feira, 20, uma notícia que circulou nos grupos de WhatsApp se concretizou de maneira surpreendente com a aprovação unânime, por parte da Câmara de Vereadores de Itararé, de doação de áreas para a instalação do Complexo Avícola da multinacional GMH (General Mediterranean Holding) na cidade paulista.

Vereadores aprovaram por unanimidade a instalação da GMH em Itararé. Foto: Reprodução/Youtube

A notícia estourou como uma bomba, pois a empresa árabe negociava com o município de Jaguariaíva desde o ano passado, tendo inclusive lançado a pedra fundamental do empreendimento em área na rodovia PR-151. O sócio proprietário da GMH, Ghassan Saab esteve, inclusive, pessoalmente acompanhando a sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Itararé nesta sexta-feira.

Os vereadores aprovaram a doação das áreas à GMH, sem a licitação, pois segundo a interpretação da lei municipal por parte dos parlamentares, existe uma exceção por se tratar de um interesse público totalmente justificável que é questão da empregabilidade. O projeto do frigorífico prevê a geração de aproximadamente 1.500 empregos diretos.

Sócio da GMH, Ghassan Saab, esteve ao lado do filho na sessão. Foto: Reprodução/Youtube

O Projeto de Lei nº 75 prevê a doação das áreas à GMH para a instalação do Complexo Avícola que compreende incubatório, recria, matrizeiro, frigorífico de aves e fábrica de ração. A doação da área se efetivará por escritura pública, sem a devida licitação por se tratar de interesse público devidamente justificado. A empresa terá que construir o empreendimento no prazo máximo de quatro anos contados a partir da liberação das licenças ambientais.

A lei aprovada ainda prevê a reversão da doação à municipalidade caso a GMH utilize o terreno para outro tipo de negócio que não seja a construção do Complexo Avícola e agregados, bem como se deixar de cumprir itens do contrato.

“Hoje estamos dando o primeiro passo para mudar a história do nosso município, pois esse empreendimento vai gerar o emprego que o nosso povo tanto precisa. Eu tenho orgulho de participar deste momento” disse o vereador Beto do Gás (PMDB). “Hoje, sem dúvida é um dia muito especial. Com a lei de doação que aprovamos, está dado o pontapé inicial para que o nosso município trilhe novamente o caminho do desenvolvimento” falou o presidente da Câmara de Itararé, Sérgio Luis Stadler (PROS).

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane