quarta-feira, junho 23, 2021
Início Notícias Locais Historiador jaguariaivense é eleito para a Academia de Letras dos Campos Gerais

Historiador jaguariaivense é eleito para a Academia de Letras dos Campos Gerais

Jaguariaíva – O historiador Rafael Gustavo Pomim Lopes foi eleito, na noite de segunda-feira, 30, membro efetivo da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG). Ele será o primeiro jaguariaivense a integrar esta entidade e vai ocupar a cadeira de número 4, que tem como patrono Álvaro Augusto Cunha Rocha e fundadora Sônia Maria Ditzel Martelo.

Rafael recebeu a notícia através de um telefonema da escritora Luísa Cristina dos Santos Fontes, logo após o encerramento da votação que aconteceu na sede da Academia no município de Ponta Grossa. Entusiasmado com a conquista o historiador publicou uma nota em sua página no Facebook, obtendo centenas de felicitações, inclusive votos de boas-vindas de seus mais novos confrades e confreiras.

Perfil do novo imortal – Rafael é mestrando em história pela UEPG e formado bacharel pela mesma instituição. De 2012-2016 chefiou a divisão de estudos historiográficos do Museu Histórico Municipal Conde Francisco Matarazzo e dirigiu o Departamento Municipal de Cultura do município de Jaguariaíva no início deste ano.

Publicou os livros “Sabores de Jaguariaíva: resgate gastronômico-cultural” (2011) e “300 causos de Jaguariaíva” (2013) em coautoria com George Abrão, bem como “Na primeira página: as representações de JK no fotojornalismo da revista Manchete entre 1955-1961” (2016). Na imprensa local e regional já publicou dezenas de artigos de cunho histórico-cultural.

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane