segunda-feira, outubro 18, 2021
Início Notícias Locais Contrato para reforma do CEEBJA de Jaguariaíva foi assinado nesta semana

Contrato para reforma do CEEBJA de Jaguariaíva foi assinado nesta semana

Jaguariaíva – Foi assinado na tarde desta quinta-feira (28) o contrato de reforma do CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) Professor Ignácio Alves de Souza Filho. Os recursos de R$211.565,00 reais, são provenientes do Programa “Renova Escola”, do Governo do Estado.

O encontro para a assinatura ocorreu na sede provisória do CEEBJA, em espaço cedido pela prefeitura no Complexo Matarazzo, onde funcionava o Polo UAB. Entre os presentes estiveram o diretor técnico do Fundepar, José Roberto Ruiz, a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Wenceslau Braz, Neli Couto Ribeiro Saliba Costa, o diretor do CEEBJA de Jaguariaíva, Ederaldo Luiz Sene, a chefe de gabinete, Gisele Inayara Syring, que representou o prefeito José Sloboda, a diretora de Educação da Secretaria Municipal de Educação, Andreia Valentim, representantes da empresa vencedora da licitação para obra, alunos, professores, vereadores, entre eles o presidente da Câmara, José Marcos Pessa Filho, secretários municipais, diretores escolares e de departamentos municipais.

O prédio próprio do CEEBJA, situado na Rua Abílio Russi, ganhará a reforma da cobertura, com a substituição do telhado, novas instalações elétricas, esquadrias e pintura interna e externa. O diretor da instituição, Ederaldo Sene, comemora a conquista. Segundo ele, o prédio foi construído na década de 20, passou por poucas reformas desde então, sendo a cobertura um dos maiores problemas. Conforme ele, cerca de 400 alunos, que adéquam seus estudos ao horário e cuidado com suas famílias, serão beneficiados com a revitalização.

Segundo Ruiz, diretor do Fundepar, reformas semelhantes em escolas estaduais estão ocorrendo em todo o Paraná. De acordo com ele, existem prédios muito antigos que ainda precisam de reforma, por isso, está em andamento a coleta de dados de necessidades de obras nas escolas para elaboração de um diagnóstico na área. “Este documento vai nortear novos planos de ações no sentido de melhorar a estrutura das escolas do Estado”, informa Ruiz.

Além do CEEBJA outras escolas estaduais de Jaguariaíva foram contempladas com obras de reforma com recursos do Estado, por meio de programas como o Escola 1000, Reparo Rápido e Renova Escola, com obras já concluídas recentemente ou em andamento. São eles os colégios Rodrigues Alves, Anita Canet, Nilo Peçanha e Padre José de Anchieta.

“Todos esses programas vieram para melhorar a acomodação de nossos alunos e a intenção do Governo do Estado é de contemplar novas escolas”, relata a chefe do NRE, Neli Couto. Neli anuncia que durante as férias haverá a reconstrução do muro e retirada de entulhos na Escola Estadual Milton Sguário, localizada no bairro Jangai, zona rural de Jaguariaíva.

A chefe do núcleo registrou que as solicitações de reforma em escolas locais, feitas pelas diretorias ao NRE, e repassadas ao Governo do Estado, tiveram sua concretização graças ao reforço dessas reivindicações. Elas foram feitas ao governo estadual pelo prefeito José Sloboda, contando ainda com o apoio do deputado Pedro Lupion.

Assessoria de Comunicação da PMJ

- Advertisment ----------------