quarta-feira, outubro 27, 2021
Início Notícias Locais Arapoti 63 anos: Terra que mana leite e mel

Arapoti 63 anos: Terra que mana leite e mel

Arapoti – Na tradição bíblica, após 400 anos de escravidão no Egito, Deus prometeu que livraria o povo hebreu das mãos dos egípcios e os levaria até uma terra em que “mana leite e mel”, a prometida Canaã. Traçando um paralelo com a realidade atual, Arapoti também pode ser considerada uma terra abençoada e que mana leite e mel.

Arapoti um dos maiores produtores de mel do país. Foto: Reprodução

Além da alta produtividade de sua bacia leiteira, com uma produção de 70 milhões de litros de leite por ano, conforme dados de 2017 divulgados pela cooperativa Capal, Arapoti também passa a se destacar e ser reconhecida nacionalmente pela alta produção de mel. Segundo dados fornecidos pela EMATER, foram produzidos pelos apicultores arapotienses, no ano passado, 1.500 toneladas de mel. Esta marca faz de Arapoti o maior produtor do estado e um dos maiores do país.

Hoje existem mais de 70 produtores se dedicando à apicultura no município e que se dividem em duas entidades, a AAPICAF e a Arapomel. Segundo o apicultor Daunei Luiz de Oliveira, aproximadamente 150 famílias arapotienses sobrivem da cultura, o que gera uma injeção, segundo ele de aproximadamente R$ 15 milhões na economia do município. “Esse é um dinheiro que fica aqui no comércio de Arapoti” explica. Até por isso, ele acredita que a atividade deveria ser melhor valorizada, principalmente pelo poder público.

Produção leiteira de Arapoti ultrapassou a marca de R$ 70 milhões de litros em 2017

- Advertisment -