Jaguariaíva – Na manha desta sexta-feira, 15, em evento realizado na praça Getúlio Vargas, foi oficialmente lançado o programa “Feira Verde” que pretende trocar o lixo reciclável, separado pela população, por alimentos produzidos por pequenos produtores rurais do município. Participaram da cerimônia, o prefeito José “Juca” Sloboda, secretários municipais, vereadores e os participantes do programa.
O “Feira Verde”, segundo a prefeitura, é um programa ambiental, social e de incentivo ao produtor rural. Cada cidadão que separar e entregar o lixo reciclável no caminhão receberá em troca os alimentos como frutas, verduras e legumes, adquiridos pelo Município junto aos pequenos produtores rurais. A cada 4 quilos de recicláveis ou 2 litros de óleo de cozinha, o cidadão terá o direito de adquirir sem custo 1 quilo de alimento que será disponibilizado em um ônibus exclusivo do programa.
“Há algum tempo já estávamos trabalhando para colocar este projeto em prática. Queremos com isso proporcionar renda ao nosso pequeno trabalhador do campo, promover a educação ambiental, mantendo nossa cidade limpa e sustentável e proporcionando alimentos saudáveis ao nosso cidadão. Também estaremos gerando emprego ao pessoal que está trabalhando com o programa e com os recicláveis” explicou o prefeito Juca.
O programa começa a funcionar nesta segunda-feira, 18, e o caminhão da coleta dos recicláveis seguirá um itinerário pelos bairros, onde estão definidos pontos de troca em que o cidadão poderá trazer seus recicláveis para receber os alimentos. Juntamente, com o “Feira Verde”, a administração lançou também a campanha “Jaguariaíva: Eu amo, eu cuido”. Serão distribuídos mais de 2 mil adesivos com o objetivo de divulgar o slogan que visa promover entre os jaguariaivenses um cuidado maior com a cidade e conscientizar sobre a importância do desenvolvimento sustentável.