Jaguariaíva – O Programa “Feira Verde” funciona no município há 15 dias e, de acordo com a prefeitura, a participação da população continua superando as expectativas. Crianças, jovens, adultos e idosos estão engajados. Já são mais de 11 toneladas de lixo recolhido para reciclagem. Além dessa quantidade de resíduos, houve distribuição de quase 3.500 quilos de frutas, verduras e legumes. Mais de mil pessoas foram atendidas.
Todo o material recebido, entre eles sucatas, garrafas pet, pneus, vidros, eletrônicos e outros, vão para o Aterro Sanitário Municipal, onde é separado por cooperativa de recicladores. Depois os recicláveis são vendidos a empresas especializadas em reciclagem.
O prefeito José Sloboda (Juca) destaca que o aterro municipal, onde os resíduos sólidos urbanos são separados, tem sido exemplo para outros municípios. Ele acrescenta que Análises da Qualidade das Águas Subterrâneas e Superficiais, feita por laboratório externo, e divulgada neste mês, mostra que o local está ambientalmente adequado e não causa qualquer tipo de poluição nas águas.
O “Feira Verde” é um programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), que tem à frente a primeira-dama Cleia Sloboda, em parceria com as secretarias de Agropecuária e Meio Ambiente (Sama), Comunicação Social (Secom) e coordenação do Gabinete do Prefeito.
Ele funciona em 22 pontos da cidade, de segunda a sexta-feira, e conta com caminhões para coleta e transporte do lixo, além de microônibus com a feira itinerante para troca do lixo reciclável por alimento saudável. “Este é um projeto com alcance social e ambiental e que vai deixar nossa Jaguariaíva muito melhor para nossas crianças”, observa Sloboda.