segunda-feira, junho 14, 2021
Início Notícias Locais Jaguariaíva já registra mais de 11 toneladas de lixo retiradas do meio...

Jaguariaíva já registra mais de 11 toneladas de lixo retiradas do meio ambiente

Jaguariaíva – O Programa “Feira Verde” funciona no município há 15 dias e, de acordo com a prefeitura, a participação da população continua superando as expectativas. Crianças, jovens, adultos e idosos estão engajados. Já são mais de 11 toneladas de lixo recolhido para reciclagem. Além dessa quantidade de resíduos, houve distribuição de quase 3.500 quilos de frutas, verduras e legumes. Mais de mil pessoas foram atendidas.

Na primeira quinzena do programa quase 3.500 quilos de frutas, verduras e legumes foram distribuídos. Foto: Divulgação

Todo o material recebido, entre eles sucatas, garrafas pet, pneus, vidros, eletrônicos e outros, vão para o Aterro Sanitário Municipal, onde é separado por cooperativa de recicladores. Depois os recicláveis são vendidos a empresas especializadas em reciclagem.

O prefeito José Sloboda (Juca) destaca que o aterro municipal, onde os resíduos sólidos urbanos são separados, tem sido exemplo para outros municípios. Ele acrescenta que Análises da Qualidade das Águas Subterrâneas e Superficiais, feita por laboratório externo, e divulgada neste mês, mostra que o local está ambientalmente adequado e não causa qualquer tipo de poluição nas águas.

O “Feira Verde” é um programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), que tem à frente a primeira-dama Cleia Sloboda, em parceria com as secretarias de Agropecuária e Meio Ambiente (Sama), Comunicação Social (Secom) e coordenação do Gabinete do Prefeito.

Ele funciona em 22 pontos da cidade, de segunda a sexta-feira, e conta com caminhões para coleta e transporte do lixo, além de microônibus com a feira itinerante para troca do lixo reciclável por alimento saudável. “Este é um projeto com alcance social e ambiental e que vai deixar nossa Jaguariaíva muito melhor para nossas crianças”, observa Sloboda.

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane