sexta-feira, janeiro 15, 2021
Início Notícias Locais Jaguariaíva alerta sobre avanço da Febre Amarela após morte de macaco em...

Jaguariaíva alerta sobre avanço da Febre Amarela após morte de macaco em Castro

Jaguariaíva – Após o comprovado avanço da Febre Amarela na região dos Campos Gerais, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, faz um chamamento público visando intensificar a vacinação no município. Durante toda esta semana, a UBS Central funcionará até às 21h para realizar a imunização dos munícipes. Neste próximo sábado, dia 6, haverá vacinação com equipes da Saúde Municipal na Praça Getúlio Vargas a partir das 9h.

Macaco encontrado morto em Castro foi vitimado pela Febre Amarela. Foto: Divulgação

O prefeito José Sloboda (Juca) divulgou um vídeo nas redes sociais nesta segunda-feira, 1º, alertando a população jaguariaivense e informando que foi encontrado no município um macaco morto com suspeita de febre amarela.

“Nós já estamos com a campanha de vacinação contra a febre amarela desde o ano passado, mas agora decidimos intensificar devido ao avanço da doença em nossa região. A população deve procurar as unidades de saúde em horário comercial das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min de segunda à sexta. A unidade central estará atendendo até às 21h. A vacina é o único meio eficaz de se proteger da febre amarela” disse o prefeito.

Apesar da confirmação na última semana da morte de um macaco no município de Castro pela Febre Amarela, é importante ressaltar que o animal não é o transmissor da doença e sim o mosquito. O macaco também é vítima.

A Febre Amarela é transmitida por um arbovírus (vírus transmitidos por mosquitos) do gênero Flavivirus febricis da família Flaviviridae. Nas regiões de mata, os insetos dos gêneros Haemagogus ou Sabethes picam macacos com a doença e, então, podem passá-la a seres humanos nas redondezas. É plausível que o Aedes aegypti dissemine a febre amarela nas cidades, mas isso não ocorre há décadas.

Prefeito informou que existe uma morte de macaco suspeita em Jaguariaíva

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane