sábado, janeiro 23, 2021
Início Notícias Locais Arapoti quer implantar programa semelhante ao "Feira Verde" de Jaguariaíva

Arapoti quer implantar programa semelhante ao “Feira Verde” de Jaguariaíva

Arapoti – Um dos programas do município de Jaguariaíva, o “Feira Verde”, tem se tornado referência na região. Várias cidades vizinhas estão buscando conhecer o funcionamento do projeto, que em tão pouco tempo já produziu bons resultados. Nesta última semana, uma equipe da prefeitura de Arapoti esteve em Jaguariaíva para conhecer o programa, a lei e todo funcionamento do Feira Verde.

Programa foi lançado em Jaguariaíva no mês passado. Foto: Divulgação

O pedido para que Arapoti implantasse um programa semelhante já havia sido indicado em sessão da Câmara Municipal de Arapoti do último dia 20 de março. Os vereadores Divair da Silva (PV) e Jean Carlos Klichowski (MDB) sugeriram que a Prefeitura realizasse um estudo para implantação da troca de lixo reciclável por frutas, legumes e verduras, como já acontece em outros municípios como Curitiba, Ponta Grossa, Santo André, Amparo, e recentemente na vizinha Jaguariaíva.

“A proposta é uma forma de incentivar as pessoas a desenvolverem a consciência da necessidade de separação e destino correto de materiais recicláveis. É benefício para o meio ambiente e para a população, que recebe alimentos em troca”, justificaram os autores da proposta.

A visita

Na manhã da última quinta-feira, 04, o prefeito de Jaguariaíva Juca Sloboda, a primeira dama e secretária do Desenvolvimento Social Cleia Sloboda, juntamente com a diretora de Gestão Técnica Marília Rodrigues, receberam o secretário de Agricultura de Arapoti, Edilson Corsini, o secretário do Meio Ambiente, Reginaldo Felisbino, o técnico agrícola, Flávio Pontes e a chefe de divisão Pecuária, Ana Carolina Neves.

De acordo com o secretário Edilson Corsini, desde o lançamento do programa Feira Verde, houve interesse em implantar o mesmo modelo em Arapoti, visto os inúmeros benefícios sociais, ambientais e econômicos. “Nós vimos no programa Feira Verde, lançado por Jaguariaíva, uma medida eficiente para retirar o lixo das ruas e dos quintais, enquanto a população recebe uma contrapartida, neste caso, alimentos saudáveis que saem direto do pequeno produtor, outro beneficiado com o incentivo a sua atividade familiar”, pontuou Corsini.

Representantes de Arapoti foram conhecer o funcionamento do “Feira Verde”. Foto: Divulgação

Cleia Sloboda afirma que, apesar do programa já ser uma realidade em grandes cidades, o sucesso do Feira Verde em Jaguariaíva mostra que em municípios menores esse modelo de gestão ambiental e social também pode ser uma realidade.

Durante a visita, a secretária Cleia e a diretora Marília apresentaram à equipe de Arapoti o coordenador do programa Ademar Costa Passos. Na oportunidade também puderam conhecer o almoxarifado, onde ficam armazenados todos os alimentos do programa, além de um dos pontos de troca na Vila André, onde conheceram o modelo de troca adotado.

Com Assessorias

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane