Febre Amarela: Unidade Alphaville ficará aberta até as 21h para vacinação nesta segunda | Folha Paranaense
Febre Amarela: Unidade Alphaville ficará aberta até as 21h para vacinação nesta segunda
08/04/2019 às 09:41

Arapoti – A Unidade de Saúde Básica do Jardim Alphaville ficará aberta até as 21 horas nessa segunda (08) para vacinação contra Febre Amarela. A ação se dá em razão da circulação do vírus da Febre Amarela no estado. Isso requer atenção da população quanto a prevenção da doença, cuja vacina é a forma mais eficaz de se proteger: uma dose garante imunidade para a vida toda.

Verifique se você já está imunizado

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa levando sua carteira de vacinação para verificar se você já está imunizado contra a Febre Amarela. Se não estiver, a vacina será imediatamente aplicada. Bebes de nove meses a pessoas com 59 anos de idade devem tomar ser imunizados obrigatoriamente.

Gestantes, bebês menores de nove meses, mulheres que amamentam crianças menores de seis meses de idade, alérgicos a ovo, pessoas com sistema imunológico debilitado em razão de doença ou tratamento e pessoas a partir de 60 anos de idade devem ter a prescrição de um médico antes de se vacinar.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas urbanas, o mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor, por isso a população deve colaborar mantendo seus quintais limpos e eliminando reservatórios de água parada.

Sintomas da Febre Amarela

Os sintomas iniciais incluem febre súbita, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas, dor no corpo, náuseas, vômitos e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após os sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% dos casos apresentam um breve período de melhora e, então, desenvolvem uma nova fase mais grave da doença, por isso é necessário procurar ajuda médica aos primeiros sinais.

Na fase mais grave da doença, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. De 20 a 50% das pessoas que desenvolvem a forma grave da doença morrem

Serviço:

Clicando no link abaixo você pode conferir a um Perguntas e Respostas sobre Febre Amarela elaborado pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado:

http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/FebreAmarela_PerguntasRespostas.pdf

Assessoria de Comunicação

Deixe seu comentário