No Allianz Parque, Palmeiras estreia no Brasileirão 2019 com goleada sobre o Fortaleza | Folha Paranaense
No Allianz Parque, Palmeiras estreia no Brasileirão 2019 com goleada sobre o Fortaleza
29/04/2019 às 09:49

Em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2019, o Palmeiras, atual campeão do torneio nacional, recebeu o Fortaleza, no Allianz Parque, e iniciou a defesa do título com uma goleada pelo placar de 4 a 0. Os artilheiros da vitória alviverde deste domingo (28) foram Zé Rafael (duas vezes), Marcos Rocha e Bruno Henrique.

Destaque da partida, Zé Rafael balançou as redes duas vezes e ainda concedeu a assistência para o gol de Marcos Rocha. O capitão Bruno Henrique, por sua vez, fechou a goleada e anotou o tento de número 250 do Verdão em sua casa desde a reinauguração do estádio, em 2014.

Invencibilidade em estreias

O Palmeiras não perde em uma estreia de Brasileirão desde 2009. Já são dez jogos de invencibilidade: foram sete vitórias e três empates no período. O Maior Campeão do Brasil também nunca foi derrotado em estreias pelo torneio nacional jogando no Allianz Parque. O estádio já recebeu quatro debutes do Verdão, sendo três triunfos e um empate. As vitórias aconteceram em 2016, 2017 e 2019, as três por 4 a 0 (frente Atlético-PR, Vasco da Gama e Fortaleza, respectivamente), enquanto o empate ocorreu em 2015, por 2 a 2 (diante do Atlético-MG).

Abertura do Brasileirão

Antes do apito inicial, o Allianz Parque recebeu a cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro. O músico e palmeirense Di Ferrero cantou três música de seu repertório e o Hino Nacional no palco montado atrás do Gol Norte para inaugurar a edição de 2019 do torneio. Além disso, os ídolos palestrinos Ademir da Guia e Dudu entraram em campo com a taça da competição e apresentaram o trofeu para os 26.701 torcedores presentes no estádio. Os dois são recordistas de títulos brasileiros pelo Verdão: a dupla foi campeã em cinco ocasiões, nos anos de 1967, duas vezes (Roberto Gomes Pedrosa e Taça Brasil), 1969, 1972 e 1973.

O jogo

Apostando em velocidade no ataque, o Palmeiras envolveu o Fortaleza desde o início do jogo. Ainda aos três minutos de bola rolando, Ricardo Goulart sentiu a perna direita e começou a mancar. O incômodo persistiu e, aos sete, o atacante foi substituído por Zé Rafael.

Aos oito, depois de jogada de Diogo Barbosa pela esquerda, Dudu balançou as redes. O camisa 7, porém, estava em posição de impedimento e o lance foi invalidado pela arbitragem – decisão revisada e mantida pelo árbitro assistente de vídeo.

O lateral-esquerdo do Verdão tinha espaço e, aos 16, arrancou pelo lado do campo mais uma vez e cruzou rasteiro para a área. O meia Zé Rafael dominou com categoria e bateu de esquerda para marcar seu primeiro gol com a camisa alviverde, inaugurando o placar no Allianz Parque. (Palmeiras 1 x 0 Fortaleza)

Aos 27, em mais um lance que nasceu do lado esquerdo do campo, Zé Rafael carregou a bola para o meio e tocou para Dudu, que aparecia sem marcação pela direita. O atacante finalizou para boa defesa do goleiro Felipe Alves.

O Verdão diminuiu o ritmo no final do primeiro tempo, mas, mesmo assim, continuou tendo o domínio da partida. O início da segunda etapa foi de muita pressão palmeirense. Logo no primeiro minuto, Deyverson cabeceou forte e obrigou Felipe Alves a fazer grande defesa. Pouco depois, foi a vez de Quintero quase marcar contra a própria meta após cruzamento de Deyverson. Além disso, Bruno Henrique e Dudu também tiveram chances de ampliar antes do cronômetro chegar aos 10 minutos.

Diante de tanto volume no ataque, o segundo gol alviverde não demorou para sair. Aos 13, Bruno Henrique recebeu pela direita e inverteu para Zé Rafael com precisão. O meio-campista cruzou rasteiro para Marcos Rocha, que completou para o fundo das redes. (Palmeiras 2 x 0 Fortaleza)

Sem diminuir a intensidade, o Palmeiras continuou criando mais oportunidades de gol. Aos 19, Felipe Alves impediu um golaço de Dudu. Pouco depois, o Fortaleza respondeu e obrigou Weverton a realizar duas defesas espetaculares seguidas.

O destaque da noite, no entanto, era mesmo Zé Rafael. Aos 25, Marcos Rocha cobrou lateral na área, Dudu desviou e o camisa 8 palestrino marcou o seu segundo gol no jogo e terceiro do Verdão, desta vez de cabeça. (Palmeiras 3 x 0 Fortaleza)

Aos 32, o Luiz Felipe Scolari fez sua segunda alteração e colocou Lucas Lima no lugar de Gustavo Scarpa. Aos 36, foi a vez de Hyoran entrar na vaga de Dudu.

Já nos últimos minutos do jogo, Bruno Henrique recebeu cruzamento de Marcos Rocha e decretou a goleada. O capitão alviverde marcou seu primeiro gol em 2019 e o tento de número 250 do time no Allianz Parque. (Palmeiras 4 x 0 Fortaleza)

Escalação: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Bruno Henrique e Felipe Melo; Gustavo Scarpa (Lucas Lima), Ricardo Goulart (Zé Rafael) e Dudu (Hyoran); Deyverson.

Cartão amarelo: Deyverson.

Gols

Palmeiras: Zé Rafael (16’ – 1º Tempo), Marcos Rocha (13’ – 2º Tempo), Zé Rafael (25’ – 2º Tempo) e Bruno Henrique (45’ – 2º Tempo).

Deixe seu comentário