quarta-feira, outubro 27, 2021
Início Notícias Locais CAPS de Jaguariaíva desenvolve ações de prevenção ao suicídio

CAPS de Jaguariaíva desenvolve ações de prevenção ao suicídio

Jaguariaíva – Nos últimos dias a região presenciou uma situação trágica que reforça ainda mais a importância da campanha que acontece neste mês. O Setembro Amarelo tem como objetivo a conscientização da sociedade sobre o suicídio, seus sinais de alerta e as suas formas de prevenção.

Em Jaguariaíva existem políticas públicas, que são referência na 3° Regional de Saúde, quando se trata de Saúde Mental, realizadas através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Vovó Tonica.

Psicóloga e Coordenadora do CAPS Larissa Vieira Sadeck dos Santos. Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguariaíva

A unidade hoje conta com a equipe completa e em conformidade com a Portaria do Ministério da Saúde, composta por uma coordenação com formação psicológica, uma médica psiquiatra, uma psicóloga, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, uma terapeuta ocupacional, uma assistente social, dois facilitadores de oficinas, além de recepcionistas e serviços gerais.

Coordenado pela psicóloga Larissa Vieira Sadeck dos Santos, o CAPS atende em média 300 pessoas ao mês, sendo cerca de 100 atendimentos unicamente da médica psiquiátrica. De acordo com Larissa, são inúmeros atendimentos envolvendo diferentes casos de transtornos mentais como esquizofrenia, transtorno bipolar, como também os tratamentos para dependência química com álcool, crack dentre outras drogas.

O CAPS realiza diversos atendimentos, desde psicológico individual, oficinas terapêuticas que buscam a reinserção na sociedade e a promoção de autonomia, o monitoramento dos medicamentos através da medicação assistida, visitas domiciliares, como também palestras e atividades de prevenção, como vêm sendo realizadas nesse mês de setembro.

Rede de Proteção

Como hoje o município conta com uma rede de proteção completa com CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e UBS’s, todas as pessoas que precisam de atendimento e procuram o CAPS são atendidas conforme avaliação da equipe técnica e, a partir do quadro apresentado, realizam o Plano Terapêutico Singular, onde serão pactuadas as intervenções necessárias como agendamento psicológico, médico, inserção em oficinas, visita domiciliar e a comunicação com as demais unidades da rede de proteção.

A Secretaria de Saúde do município também conta com psicólogo e psiquiatra que atendem a demanda de Saúde Mental, sendo referência a Unidade Dr. Américo Faustino de Carvalho. Por meio de encaminhamentos realizados pelos médicos das UBS’s, o paciente, através do setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), realiza os agendamentos das consultas dessas especialidades e, conforme a necessidade de cada paciente, são feitos os acompanhamentos, sejam eles mensais, semanais.

CAPS é referência na 3ª regional de Saúde. Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguariaíva

Semanalmente são distribuídos aproximadamente 15 mil unidades de psicotrópicos, mas apesar desses medicamentos (antidepressivos, ansiolíticos,) estarem disponíveis, os mesmos devem ser aliados a atendimento/ tratamento psicológico, que também é disponibilizado gratuitamente pelo município. Nesta semana foram 78 atendimentos psiquiátricos em toda rede.

Larissa informa que o atendimento no CAPS é das 8h às 17h30, sem fechamento para o almoço, justamente para atender as pessoas que trabalham ou aquelas que passam pelo local e precisam de atendimento.

O CAPS Vovó Tonica iniciou suas atividades em 2012 e em 2017 passou por uma revitalização total, onde todos os espaços foram readequados com as exigências da vigilância sanitária. Investimento de R$ 300 mil.

Com área construída de 138,35 m², após a reforma o prédio passou a contar com sala de triagem, ambulatório, consultório, recepção, oficina, banheiros com acessibilidade, setor administrativo, almoxarifado e arquivo, cozinha, refeitório, depósito de materiais, estacionamento.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguariaíva

- Advertisment -