quinta-feira, janeiro 28, 2021
Início Notícias Locais Richard Rasmussen grava em Jaguariaíva e diz; “Aqui está o verdadeiro Ecoturismo”

Richard Rasmussen grava em Jaguariaíva e diz; “Aqui está o verdadeiro Ecoturismo”

Jaguariaíva – Nesta sexta-feira, 27 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Turismo e Jaguariaíva tem muito a festejar após a recente visita do apresentador Richard Rasmussen, famoso biólogo que já viajou o mundo divulgando belezas naturais e curiosidades sobre a fauna e flora.

Rasmussen gravou para programa da TV Cultura. Foto: Divulgação

Na quarta e quinta-feira (25 e 26) o apresentador esteve no município para a gravação de uma edição completa de seu mais novo quadro na TV Paraná Turismo e TV Cultura – “As Aventuras de Richard no Paraná”. O apresentador, considerado o embaixador do Ecoturismo Brasileiro, gravou cenas do programa em pontos marcantes da cultura jaguariaivense como o Palacete e o complexo industrial Matarazzo, além do cemitério de vagões, o Túnel Fabio Rego, o Lago Azul e a cachoeira Véu da Noiva, onde experimentou o aquatrekking.

Gravando há três meses pelo Paraná, o apresentador afirmou que das cidades que visitou, Jaguariaíva é a mais aventureira do Estado. O biólogo foi conduzido nas gravações por dois guias e empresários do turismo local, o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) Carlos Alberto Ornellas Filho, da Adventurous Friends Turismo & Aventura, e Jeandré Guimarães da Bravo 4×4. A culinária típica ficou por conta do restaurante Solar.

Rasmussen com a antiga fábrica da Matarazzo ao fundo. Foto: Divulgação

Recepção

De acordo com o prefeito José Sloboda, que recepcionou o apresentador no Lago Azul, o programa representa, sem dúvidas, a consolidação do Turismo de Jaguariaíva como uma atividade rentável e sustentável, que simboliza a nova indústria sem fumaça, nem poluição.

Richard parabenizou a forma como o poder público e as empresas de turismo têm construído uma identidade do município, com a elaboração de um prato típico, a condução interativa e guiada a pontos turísticos e a divulgação das experiências que o visitante pode ter, por meio de agências de turismo locais. “Se vocês não tivessem mostrado o que têm de melhor, provavelmente eu não estaria aqui hoje. Os outros municípios precisam tomar isso como exemplo. Mostrar o que têm de melhor e se estruturar para oferecer bons serviços e colher os resultados”, afirmou.

Riquezas naturais

Outro destaque do apresentador foi para as paisagens e riqueza da fauna do município, resultado de “uma transição de Mata Atlântica para Cerrado”. Após as experiências de aventura, Richard afirmou “Aqui está o verdadeiro Ecoturismo”.

Ele foi muito procurado pelo público e posou para inúmeras fotos com os fãs. Demonstrando muito carisma, afirmou que quer voltar para conhecer outros itinerários turísticos.

Rasmussen já viajou o mundo divulgando belezas naturais e curiosidades sobre a fauna e flora. Foto: Divulgação

Foco no Turismo

Essa ação faz parte de outras cinco que estão programadas para impulsionar a atividade turística em Jaguariaíva, promovendo a divulgação a nível estadual e nacional, através do departamento “Paraná Turismo”.

Para viabilizar a visita, a vereadora e integrante do Comtur, Sandra Negrini, costurou uma parceria com o Escritório de Comunicação do Estado, onde Jaguariaíva foi sugerida para o roteiro do programa promovido em parceria com a TV Paraná Turismo.

A orientação da visita também contou com a colaboração das secretarias municipais de Governo, Educação, Cultura e Esporte, Agropecuária e Meio Ambiente e Comunicação.

A administração do município, por meio do Departamento de Turismo da SMICT, secretaria capitaneada por Pedro Delgado, juntamente com o Comtur, tem desenvolvido ações para incentivar a iniciativa privada no investimento em negócios que tenham o turismo como a principal atividade. Além disto, o município vem se estruturando para receber a demanda de visitantes, com acessos sinalizados, investimento em infraestrutura e informação na internet.

Rasmussen atendeu aos fãs. Foto: Divulgação

Com o número de turistas, o ramo hoteleiro e gastronômico também precisa se aprimorar e, para isto, a gestão municipal oferece ferramentas de incentivo ao empreendedor como palestras, consultorias, oficinas e cursos. A divulgação também tem sido intensa por meio da participação em eventos da área, como ocorreu durante a Feira Internacional WTM Latin America 2019, em março deste ano, quando a experiência de Aquatrekking foi selecionada como uma das 13 mais de todo Brasil. De acordo com o presidente do Comtur e proprietário da Adventorous Tour, Carlos Ornellas, foi a quinta participação de Jaguariaíva em uma feira internacional.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguariaíva

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane