quarta-feira, outubro 20, 2021
Início Notícias Locais Arapoti se despede da educadora Ledi Dias Novochadlo

Arapoti se despede da educadora Ledi Dias Novochadlo

Arapoti – Faleceu nesta sexta-feira, 15, aos 75 anos a ex-professora e ex-secretária de educação, Ledi Dias Novochadlo. O velório acontece neste sábado, 16, na capela mortuária da Planaar e o sepultamento está programado para às 16h no Cemitério Municipal de Arapoti. Filha de José Dias e Gertrudes Moinho Dias, Dona Ledi, como era conhecida, foi casada com Rivadal Novochadlo e deixa duas filhas; Adriane Novochadlo Direne e Christiane Dias Novochadlo Clausen.

Dona Ledi foi homenageada pela Câmara em 2017 com o título de comendadora. Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Arapoti

Nascida no dia 13 de dezembro de 1943 em Arapoti, ela era filha de imigrantes espanhóis. Formada em História pela  UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Dona Ledi lecionou disciplina de Estudos Sociais (história, Educação Moral e Cívica, OSBP – Organização Social  e Política do Brasil), ocupando também o cargo de Secretária por três vezes e principalmente o cargo de Diretora por mais de 10 anos, sendo a primeira Diretora eleita do Colégio Estadual Rui Barbosa. Trabalhou por um breve período como professora no município de São Miguel do Iguaçu (PR) e também na Escola Colônia Holandesa. Participou da fundação e da primeira diretoria da Associação São José, mantenedora do CMEI Nosso Cantinho.

No período em que foi Secretária Municipal de Educação, cargo que ocupou durante os dois mandatos do Prefeito Emiliano, destaca-se a criação da Escola Municipal D. Zizi, no Jardim Ceres, colaborou para a criação do Colégio Estadual Carmelina Ferreira Pedroso, também no Jardim Ceres. Destaca-se ainda nesse período a reorganização do Plano de Cargos e Carreira do Magistério Municipal. Em 2017, ela foi homenageada pela Câmara Municipal com a Comenda Alaíde Carneiro Possatto, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Biografia:

1960: Formou-se Professora Regente de Ensino

1962: Professora de 1ª à 4ª séries, na Escola Municipal Telêmaco Carneiro

1962-1964: Trabalhou no setor de contabilidade da CAPAL

1968: Secretária na Escola Municipal Telêmaco Carneiro

1969: Secretária na Escola Normal Colegial Estadual de Arapoti

1970: Diretora do Ginásio Estadual Rui Barbosa

1973: Diretora do Colégio Comercial Estadual de Arapoti

1983: Diretora no Colégio Estadual Rui Barbosa

1985-1986: Professora  no Colégio Estadual Costa Neto

1983-1986: Secretária Municipal de Educação

2001-2004: Secretária Municipal de Educação

Com informações de Câmara Municipal de Arapoti

 

- Advertisment ----------------