terça-feira, outubro 19, 2021
Início Notícias Locais Aprovado projeto de prevenção ao suicídio de autoria do vereador Jean

Aprovado projeto de prevenção ao suicídio de autoria do vereador Jean

Arapoti – Em 2º turno, a Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira, 20, o Projeto de Lei 2006/2019, que institui o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção a Vida no Município de Arapoti. De autoria do vereador Jean Carlos Klichowski (MDB), o projeto é voltado a um grave problema de saúde pública e visa contribuir para a redução dos índices de suicídio, principalmente entre jovens entre 15 e 29 anos.

Somente em 2019 já foram 19 atendimentos a tentativas de suicídios em Arapoti. Foto: Divulgação

Segundo dados do Sistema de Notificação de Agravos de Notificação (SINAN), fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, no ano de 2018 ocorreram 31 casos de violências auto provocadas. Neste ano, já foram 19 atendimentos a tentativas de suicídios em Arapoti

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) tirar a própria vida já é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, e a sétima causa de morte entre crianças de 10 a 14 anos de idade.

“Precisamos debater mais o tema com alunos, pais e professores, investindo na prevenção e ajudando a buscar alternativas”, disse o autor do projeto. “O índice de suicídio entre jovens e adolescentes é uma crescente na atualidade, tendo em vista que, em uma sociedade cada vez mais competitiva e exigente, as dificuldades chegam e, por falta de orientação e amparo, o ato acaba sendo cometido. A adoção de um Programa Municipal de Prevenção fortalecerá a execução de ações relacionadas à reflexão e à conscientização”.

- Advertisment ----------------