Sessão Solene marcou aniversário de 64 anos de Arapoti | Folha Paranaense
Sessão Solene marcou aniversário de 64 anos de Arapoti
19/12/2019 às 15:56

Arapoti – As festividades do aniversário de Arapoti começaram com fortes emoções na manhã deste 18 de dezembro, na Câmara Municipal. Seis homenageados receberam da Casa de Leis Títulos de Cidadania e Título de Comendador dos Campos Floridos em uma cerimônia que reuniu autoridades, familiares e amigos no Plenário Municipal. “É uma honra receber pessoas tão ilustres da nossa comunidade, que fazem parte da história de Arapoti, e que muito contribuíram com o nosso município”, disse o Presidente da Casa, Marineo Ferreira (PTB), na abertura do evento.

Aparecido Cardoso da Silva – Cidadão Honorário. Foto: Divulgação/Câmara de Arapoti

O Primeiro homenageado foi Julio Cesar Pimentel, que recebeu o Título de Cidadão Honorário, proposto pelo vereador Jean Carlos Klichowski. Julio sempre foi atleta e dedicou sua vida ao esporte. Atualmente desenvolve projetos esportivos sociais, treinando crianças e adolescentes.

Braz Rizzi – Comendador dos Campos Floridos. Foto: Divulgação/Câmara de Arapoti

Em seguida foi a vez de Aparecido Cardoso da Silva receber o Título de Cidadão Benemérito das mãos dos propositores Divair da Silva (PV) e Zildinei Ferreira (PSC). Aparecido foi Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Papel e Celulose de Arapoti, de 1977 a 1981, e candidato a vereador por mais de uma vez. Em 1993, ingressou na carreira pública como servidor da Prefeitura Municipal até aposentar-se em 2005. Homem de fé, foi um dos membros fundadores da igreja Presbiteriana do Brasil em Arapoti, onde atuou na pregação do evangelho como professor da escola dominical, Diácono e Presbítero.

Javet Marinho Ferreira – Cidadão Benemérito. Foto: Divulgação/Câmara de Arapoti

O escrivão de polícia aposentado, Jefferson Leocádio Subtil, recebeu o Título de Cidadão Honorário, homenagem proposta pelo vereador Marineo Ferreira pelos mais de 10 anos de serviços prestados à comunidade arapotiense. Por muitos anos Jefferson foi o único escrivão policial local, auxiliando o trabalho operacional da unidade e ao investigador Ângelo, parceiro e amigo. Em toda a sua carreira, que encerrou com 26 anos como policial, jamais respondeu qualquer investigação.

Jefferson Leocádio Subtil – Cidadão Honorário. Foto: Divulgação/Câmara de Arapoti

Em seguida, o homenageado foi Rogério Soares Araújo, com o Título de Cidadão Benemérito, proposto pelos vereadores Divair da Silva e Zildinei Ferreira. Agropecuarista no Bairro Rural Arrozal, Rogério foi eleito vereador em 1976 pela ARENA (Aliança Renovadora Nacional), sendo o quarto mais votado para o mandato de 1977 a 1982. Em 1992, foi eleito Vice-Prefeito na chapa com o Emiliano Carneiro Kluppel. Dentre as conquistas para a região que mora, destaca-se: telefone público nos bairros Arrozal, José Dias, Cerradinho, Roncador e Boa Vista e a ponte de concreto do Bairro Arrozal.

Rogério Soares Araújo – Cidadão Benemérito. Foto: Divulgação/ Câmara de Arapoti

Javet Marinho Ferreira também foi um dos homenageados da cerimônia. Javet recebeu o Título de Cidadão Benemérito, proposto pelo vereador Ricardo Rodrigues Pedroso (Cidadania). Agropecuarista na década de 70, foi forte defensor da agricultura e pecuária. Foi também grande apoiador da cultura gaúcha, sendo um dos membros da comissão fundadora do CTG Trempe de Aço, um dos mais antigos fundados no Paraná.

Para encerrar as homenagens, a Câmara Municipal entregou o Título de Comendador dos Campos Floridos ao ex-Prefeito Braz Rizzi. A comenda, conforme o Decreto Legislativo 185/2013, é devida aos Prefeitos Municipais após o encerramento de seu mandato. Braz Rizzi enfrentou o pleito pela primeira vez em 2008, mas foi eleito Prefeito de Arapoti em 2012 e reeleito em 2016. Durante sua gestão, de 2013 a 2017 renovou a frota municipal investindo mais de 7 milhões com recursos federais, estaduais e próprios. A frente do Executivo, também realizou investimentos em pavimentação, recuperação de estradas vicinais, construção de casas populares, aquisição de equipamentos e informatização para a saúde municipal, instalação de semáforos, entre outras melhorias. Como gestor, autorizou a contratação de 246 novos servidores públicos.

Seis homenageados

Entre obras importantes de sua gestão, estão a construção da Escola Clotário Portugal, no Jardim Aratinga; a construção da Quadra Poliesportiva na Vila Santo Antônio; construção e reforma das Unidades de Saúde do Aratinga, Vila Romana, Vila Humaitá, Jardim Ceres, Alphaville e Vila Santo Antônio; construção da Super Creche; reforma e ampliação do Hospital 18 de dezembro; pavimentação poliédrica na estrada do Cerrado das Cinzas, construção do CREAS (Centro de Referências Especializadas); construção da Linha Azul; revitalização do Parque Cachoeirinha e da Praça Dona Iza; reforma e ampliação do terminal rodoviário, entre outros investimentos que somam mais de 32 milhões de recursos federais, estaduais e próprios.

Benção Ecumênica

Antes da Sessão Solene de Entrega de Títulos, o Pastor Altieres Fernando Miola, da 2ª Igreja Presbiteriana de Arapoti, realizou uma Benção Ecumênica aos homenageados e também pelo Aniversário de Arapoti, simbolizando o encerramento dos trabalhos do Legislativo do ano de 2019. “A cidade em que moramos é o nosso lar, precisamos valorizá-la e contribuir da forma que podemos para o seu progresso”, pregou o Pastor em meio de orações pelo desenvolvimento da cidade. O Padre Genésio, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, também foi convidado para uma oração aos presentes e ao município de Arapoti.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Arapoti

Deixe seu comentário