domingo, janeiro 24, 2021
Início Notícias Locais Arapoti teve o primeiro caso confirmado de Dengue

Arapoti teve o primeiro caso confirmado de Dengue

Arapoti – A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso de Dengue registrado no município. A confirmação aconteceu na última sexta-feira, 17. Porém não se trata de um caso autóctone, ou seja, a pessoa não foi contaminada em Arapoti, tendo sendo picada pelo mosquito infectado em outra cidade.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Márcio de Carvalho Martins, o paciente infectado tem 35 anos e já está bem. Ele contraiu a doença no município de Iretama, no centro-oeste do Paraná.

Para evitar que a doença se alastre no município estão sendo tomadas diversas medidas. “A Secretaria está fazendo bloqueio no raio de 300 metros, coletando amostras e eliminando criadouros. Serão intensificadas as ações de combate ao mosquito com a convocação de todos os nossos agentes para proceder a uma varredura na região” disse Márcio.

Foto: Divulgação/SESA

Combate à Dengue

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, reafirmou nesta última semana que o Estado está mobilizado contra a dengue e que as 22 Regionais seguem à disposição dos gestores municipais para apoio técnico e estratégico neste combate.

Durante reunião com diretores das Regionais de Saúde, Beto Preto disse que a força-tarefa contra a dengue no Paraná começa a apresentar os primeiros resultados positivos com a diminuição da incidência de casos em três municípios que estavam em situação crítica: em Nova Cantu, o índice passou de 4,8 mil por 100 mil habitantes na semana mais crítica para 18 por 100 mil habitantes no levantamento da semana passada; em Quinta do Sol, de 4,1 mil para 409 e, em Florestópolis, de 160 para 9.

O secretário afirmou que todas as Regionais seguirão com as ações, apoiando os municípios, e que o trabalho deve ser ampliado. “Estamos diante de uma epidemia; para se ter uma ideia, na mesma semana janeiro do ano passado, eram 146 casos e, nesta semana, registramos  mais de 6 mil casos confirmados no Paraná, disse Beto Preto. “A situação é real e preocupante, mas podemos ver que onde houve enfrentamento também houve queda dos números; por isso a intensificação do combate neste momento, inclusive com a criação do Comitê Intersetorial da Dengue, que tem a participação de todas as secretarias, órgãos públicos e sociedade civil”, complementou.

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane