segunda-feira, outubro 18, 2021
Início Notícias Locais Arapoti tem dois casos confirmados de dengue

Arapoti tem dois casos confirmados de dengue

Arapoti – Ao contrário do que foi divulgado pela RPC (Rede Paranaense de Comunicação) nesta quarta-feira, 19, Arapoti não tem quatro casos confirmados de dengue. Na realidade, segundo a Vigilância em Saúde do município, até o momento, são dois casos confirmados da doença, e outros dois suspeitos, sendo um com resultado inconclusivo e outro aguardando confirmação ou não através do exame.

“Todos os casos de dengue em Arapoti foram importados de outras cidades. Não temos nenhum autóctone (contraído no próprio município pelo mosquito infectado)” comentou a Chefe da Vigilância em Saúde, Andréia Cristina Carneiro.

Apesar de ainda não ter nenhum caso autóctone, Arapoti tem um alto índice de infestação do mosquito aedes aegypti, responsável por transmitir a doença. De acordo com o coordenador de endemias, Flávio Correia, a cidade tem um índice de infestação predial de 6,4%, o que significa que há risco de surto na cidade. O valor para estar em situação satisfatória teria que ser de até 1%.

Devido a gravidade da situação, o Ministério Público da Comarca de Arapoti resolveu intervir. No mês passado, o Promotor de Justiça Esdras Soares Vilas Boas Ribeiro, afirmou que estaria processando criminalmente os proprietários de que não mantivessem seus terrenos limpos e livres do aedes aegypti.

Mosquito Aedes aegypti. Foto: Pedro Ribas/ANPr

 

- Advertisment ----------------