quinta-feira, janeiro 21, 2021
Início Notícias Locais Prefeitura de Arapoti oferece cursos profissionalizantes para detentos

Prefeitura de Arapoti oferece cursos profissionalizantes para detentos

Arapoti – A prefeitura municipal em parceria com o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN), Poder Judiciário e o Conselho da Comunidade, ofertam, pela primeira vez na Cadeia Pública de Arapoti, cursos profissionalizantes através do Senai. O objetivo é a reintegração social dos presos através de sua capacitação profissional, durante o cumprimento da pena, e sua inclusão no mercado de trabalho após a saída do Sistema Penitenciário.

Presos aprender a operar máquinas. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Arapoti

A parceria iniciou com doze vagas nos cursos de operador de harvester e forwarder e duas vagas na no curso de processo de aperfeiçoamento em soldagem. Para o Chefe de Cadeias Públicas Região 2, Everton Rodrigo dos Santos, “essa parceria vem complementar o trabalho social realizado com o preso durante seu período de detenção. Contribuindo para diminuir a reincidência criminal, a marginalização, e a percepção de vida do preso, após ou durante a reclusão, oportunizando uma nova visão de mundo”, enfatizou.

“Ofertar ao sentenciado uma qualificação é uma forma de aumentar a segurança de nossa cidade, já que ele terá outras alternativas, ao invés de voltar a infringir a Lei”, disse a Prefeita, Nerilda Aparecida Penna. A prefeita lembrou ainda, que outros projetos de ressocialização estão por vir.

O juiz de Direito da Comarca de Arapoti, Djalma Aparecido Gaspar Júnior, contextualizou toda evolução da aplicação da Lei de Execução Penal até o modelo adotado hoje que trabalha a ressocialização e a inclusão dos privados de liberdade: “O sistema penitenciário padece com a falta de efetivação dos preceitos da Lei de Execução Penal, que é a promoção da ressocialização dos condenados e a reinserção destes ao convívio social. E a melhor maneira de proporcionar um retorno saudável do reeducando a esse convívio é por meio do trabalho e da qualificação profissional. Por isso, gostaria de Parabenizar a Prefeita, Nerilda Penna, pela iniciativa e perseverança”, ressaltou o juiz.

O Promotor de Justiça, Esdras Soares Vilas Boas Ribeiro, parabenizou a ação e enfatizou “a importância de ressocializar o preso, não só por ele, mas pela própria comunidade em si, para que possamos ter um retorno social positivo desse tempo que ele ficou encarcerado”.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapoti

- Advertisment -
- Advertisment - Tersane