Pioneira de Arapoti dá nome ao novo Creas | Folha Paranaense
Pioneira de Arapoti dá nome ao novo Creas
19/05/2020 às 15:31

A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (18), projeto de Lei do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) que homenageia Josete Soares Leite, pioneira de Arapoti. O novo Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), construído com recursos do Estado, receberá o nome da enfermeira e técnica em contabilidade.

“Josete foi uma mulher à frente de sua época, conquistando sua independência financeira e tendo o reconhecimento de toda a comunidade arapotiense por sua bondade e generosidade pelos trabalhos prestados em favor dos mais necessitados”, disse Romanelli, durante apresentação da proposta aos deputados, por meio de sessão remota.

Novo CREAS fica ao lado do Ginásio Chapelão. Foto: Divulgação

Nascida em 22 de abril de 1944, antes mesmo da emancipação de Arapoti, Josete construiu um legado ao lado do marido Placídio Leite. O casal teve dois filhos e uma neta. Segundo Romanelli, Josete desenvolveu várias atividades sociais em Arapoti, com a formação de centenas de trabalhadoras gestantes em cursos de corte e costura. Ela também foi servidora pública, quando atuou como agente administrativa da extinta LBA (Legião Brasileira de Assistência).

Dedicada às causas sociais e à família, Josete faleceu em 18 de outubro de 2007, em Americana (SP). “Foi uma mulher exemplar, que por seu trabalho voluntário, recebe essa homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná, que denomina de Josete Soares Leite o prédio público do Centro de Referência Especializado da Assistência Social”, finaliza o deputado Romanelli.

Assessoria de Comunicação

Deixe seu comentário