Municípios da região são destaque nacional em Educação | Folha Paranaense
Municípios da região são destaque nacional em Educação
02/07/2020 às 10:32

Os municípios de Arapoti, Jaguariaíva e Sengés entraram em uma seleta lista de 118 redes de ensino nacionais que foram reconhecidas com o selo “Educação que faz a Diferença” criado pela Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) em parceria com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).

O estudo reconhece as redes de ensino municipais com bons resultados no Ensino Fundamental. Cada uma delas recebe um selo de qualidade, de acordo com patamar em que se encontra: Excelência, Bom Percurso ou Destaque Estadual. A pesquisa teve a participação de todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros com jurisdição na esfera municipal.

Sengés, inclusive, foi eleita como o destque da região sul e recebeu dois certificados com os selos “Bom Percurso” e “Destaque da Região Sul”. Arapoti e Jaguariaíva, receberam cada uma o selo “Bom Percurso”. Em todo o Paraná, 22 cidades receberam o reconhecimento. O estado ficou em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo que teve 32 redes de ensino qualificadas.

Sengés foi eleita o destaque da região sul. Foto: Divulgação

As 118 redes reconhecidas, além dos bons resultados no Ensino Fundamental, atingiram também critérios mínimos de qualidade na Educação Infantil. Foram analisados indicadores como aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) atual e evolução desde 2005; e taxas de aprovação, conforme o Censo Escolar.

Para diferenciar as redes, foram criados os selos já citados, Excelência, Bom Percurso e Destaque Estadual. Todos levam em consideração os mesmos indicadores educacionais, o que os diferencia é o nível de exigência, sendo Excelência o mais rigoroso de todos e, na sequência, Bom Percurso.

Jaguariaíva implantou tecnologia no ensino. Foto: Divulgação

Dessa forma, é possível dizer que as 118 redes reconhecidas buscam garantir a aprendizagem da maioria dos alunos; esforçam-se para reduzir as desigualdades e não deixar ninguém para trás; trabalham para que todos fiquem na escola; e apresentam avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes ao longo dos anos. “Todos os investimentos que temos feito mostram resultados, temos alunos motivados, estrutura adequada e professores comprometidos. Agradeço a todos que lutam por um ensino de qualidade”, disse o prefeito de Sengés, Nelson Pezinho.

Certificado de destaque da região sul. Foto: Divulgação
Deixe seu comentário