Vigilância Sanitária já realizou mais de mil ações relacionadas à prevenção da Covid-19 em Jaguariaíva | Folha Paranaense
Vigilância Sanitária já realizou mais de mil ações relacionadas à prevenção da Covid-19 em Jaguariaíva
02/07/2020 às 15:46

Jaguariaíva – Desde do início da pandemia da Covid-19, o município tem buscado agir com rapidez na contenção da propagação do novo coronavírus. Entre as recentes ações da Vigilância Sanitária, está a contratação de fiscais para verificação “in loco” das ocorrências de irregularidades e infrações às normas previstas nos decretos municipais. Somente na última semana de fiscalização foram realizadas mais de 1.847 ações relacionadas à Covid-19.

A maioria das infrações detectadas – 1.410, foi relativa ao uso de máscara. O item, que pode ser de tecido e feita em casa, e também foi distribuído gratuitamente pelos CRAS,  é obrigatório em todo o Paraná por ser um aliado na proteção. A fiscalização em Jaguariaíva detectou contudo que vários cidadãos ignoravam a necessidade do uso ou usavam de forma errada a máscara, como embaixo do queixo ou sem a cobertura do nariz. O bairro mais recorrente foi o Primavera.

Fiscalização do cumprimento das normas dos decretos municipais. Foto: Divulgação

Também foram feitas vistorias em empresas para orientações e verificação de denúncias, que nos últimos dias somaram 107. Através dessas denúncias foram verificadas, por exemplo, 56 possíveis situações de eventos particulares, como churrascos e festas, sendo que a maioria tratava-se de som alto e com reunião de menos de seis pessoas, descaracterizando a aglomeração. Houve atendimento ainda de quatro reclamações relacionadas ao não cumprimento de isolamento de pessoas confirmadas ou com suspeita de Covid-19.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Gisele Marins, e o coordenador dos fiscais de saneamento, Bruno Vinícius Kojo Vieira,  de 22 a 28 de junho, conforme legislação vigente, os procedimentos foram mais voltados à orientação da população e responsáveis pelo comércio e serviços. Com isso, as denúncias recebidas no período quanto ao descumprimento das normas sanitárias resultaram em termos de notificação.

A Vigilância Sanitária comunica que na sequência poderão ser aplicadas multas para descumprimento das medidas de contenção da Covid-19. As denúncias continuam sendo recebidas até 22 horas pelo (43) 99806-5537. Após este horário elas podem ser feitas à Polícia Militar.

Prefeitura contratou fiscais exclusivos através de PSS. Foto: Divulgação
Deixe seu comentário